Grupo da Maristela faz 7ª edição da Caminhada de Fé a Santo Expedito 

Mais de 400 pessoas são esperadas para o evento religioso, que sairá da Igreja de São José, em Álvares Machado, neste sábado, rumo ao santuário

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 12/04/2023
Horário 08:04
Foto: Cedida
Momento único é de entrega, de deserto, oração e fé
Momento único é de entrega, de deserto, oração e fé

Neste sábado, um grupo de paroquianos do Santuário Nossa Senhora do Carmo (Maristela), de Presidente Prudente, sairá às 22h da Igreja de São José de Álvares Machado, na 7ª Caminhada de Fé a Santo Expedito, o qual tem seu dia celebrado no dia 19 deste mês. Eles vão nesta data porque é um fim de semana e fica melhor para todos participarem, segundo diz Ricardo Guinossi Amaral Gurgel, idealizador da iniciativa.
De acordo com Ricardo, ele já faz a caminhada há dez anos, três deles sozinho, depois alguns amigos se juntaram e hoje toda a comunidade da Maristela, assim como devotos que vêm de outras localidades mais distantes, como Suzano, São Paulo, Nordeste participam. “Acredito que neste ano estaremos em mais de 400 pessoas. Temos uma estrutura muito boa, graças a Deus com carros de apoio, caso os peregrinos necessitem de locomoção, ambulância, Polícia Militar, além de água e alimentos, banheiros químicos para que todos vivam o seu momento bem”, expõe.
Ricardo ressalta que para participar da caminhada não tem custo nenhum, cada um leva um prato de salgado, ou um bolo, pão, frutas, entre outros alimentos, que são servidos em dois pontos fixos de apoio, que ficam no caminho, em duas capelas, uma delas a São Geraldo.
Segundo ele, geralmente as pessoas fazem doações espontâneas. Ao final é apresentado a todo o grupo o quanto foi doado e depois é repassado o valor total ao Santuário de Santo Expedito. Estamos, inclusive, neste ano ajudando o santuário a vender uma rifa de uma moto, R$ 10”, menciona o organizador, lembrando que interessados em participar podem entrar no grupo de WhatsApp da caminhada e colocar seu nome. A única coisa que não terá é a camiseta que foi feita porque já não dá mais tempo.

Momento íntimo

Ricardo conta que quando iniciou a primeira caminhada, se encontrava numa situação muito crítica e num sábado, véspera do Dia de Santo Expedito, ele leu uma reportagem que falava sobre a programação religiosa do santo das causas urgentes, e ele que já era católico resolveu ir.
“Pedi a minha esposa que me levasse até a ponte de [Álvares] Machado que eu iria pagar uma promessa pedindo ajuda. Fui sozinho, eram 22h, cheguei lá às 9h. Encontrei várias pessoas no caminho, que me deram muita força com testemunhos. Depois não parei mais. A primeira turma com amigos tinha 50, depois 150 e só foi crescendo!”, exclama emocionado.

“JÁ NA SAÍDA A PRESENÇA DE DEUS PODE SER SENTIDA COM MUITA FORÇA. EU ME EMOCIONO SÓ EM FALAR PORQUE É REALMENTE MUITO BONITO”
Ricardo Guinossi Amaral Gurgel

Ele destaca que é um momento espiritual maravilhoso. Em que embora estejam em centenas de pessoas, uma ao lado da outra, cada um sabe qual a sua causa urgente. “É um momento único. Cada um vive ali a sua entrega particular, como se estivesse andando mesmo no deserto. Ali se conecta com uma força espiritual que muitas vezes nem sabia que tinha. Em oração, com o terço na mão faz seu pedido, seu agradecimento”, enfatiza o peregrino de Expedito.

Um anjo pode estar ao seu lado

Ainda que não se saiba qual o problema que aquele que está ali ao seu lado tenha, todos estão com um mesmo propósito e palpados pela fé. Ele se recorda que a primeira vez que foi sozinho, encontrou no caminho uma família com sete pessoas do Ana Jacinta, com uma avó de 73 anos, todos pagando uma promessa da cura do câncer daquela avó.
“Já na saída a presença de Deus pode ser sentida com muita força. Eu me emociono só em falar porque é realmente muito bonito. Aquele estranho ao seu lado, de repente pode ser um anjo que Deus colocou ali. Por exemplo, um desempregado narra seu desespero e ao outro, e este diz que tem uma vaga de emprego que pode lhe oferecer. É muito forte!”, exclama Ricardo. “Tem um momento em que chegamos na capela, exaustos, e tem lá uma senhora fazendo orações, massagens. É maravilhoso”. 

SERVIÇO
Interessados em participar da caminhada podem acessar este link para entrar no grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FaG5kY0CjelIxFCOc3ngUs e colocar seu nome. Já quem quiser adquirir um número ou mais da rifa pode entrar em contato diretamente com Ricardo pelo (18) 99650-6608.

Cedida

Parte do trajeto por onde os peregrinos passarão, incluindo as capelas


 

Publicidade

Veja também