Grupo da Unoeste mostra trabalho em festival internacional de corais

Ela revela que integram o grupo, universitários de todos os termos do curso.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/05/2013
Horário 08:52
 

"Não existem fronteiras para a música quando ela é feita de coração". Essa afirmação é da aluna do 1º termo de Música da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Gabriela Gomes Vessane, que juntamente com os demais integrantes do coral da universidade, participou, no último fim de semana, do II Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras. O evento foi realizado respectivamente nas cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina).

Jornal O Imparcial Coral, durante apresentação em Foz do Iguaçu, no Paraná

A equipe da universidade é composta pelos acadêmicos da graduação, que sob a regência da docente da graduação Kátia Aparecida Calil, e arranjo instrumental da professora Luciana Carolina Fernandes de Faria, exibiram um repertório diversificado, na Argentina e no Brasil. "Apresentamos as músicas ‘Trem das Onze’, ‘João e Maria’, ‘Água de Beber’, ‘Esperando na Janela’ e ‘Tanto Mar’. Todas as nossas escolhas foram bem aceitas pelos espectadores. Esta observação foi notada por meio dos elogios recebidos", destaca Kátia. Ela revela que integram o grupo, universitários de todos os termos do curso.

Sobre o festival, a professora comenta que o evento promoveu uma mostra diferenciada sobre diversos corais musicais, que pertencem a estilos distintos, envolvendo as categorias infantil, jovem e adulto, bem como, grupos pertencentes a empresas públicas, privadas, órgãos governamentais, religiosas, instituições de ensino musical e acadêmicas. Outro ponto de destaque é que, durante a estadia na Argentina, o coral foi convidado para se apresentar em uma loja Duty Free, na Argentina. "Nos sentimos lisonjeados, pois este convite demonstrou reconhecimento pelo nosso trabalho".

Vessane afirma que a experiência foi inesquecível, pois se tratou da primeira vez que participou de uma apresentação desta magnitude, que proporcionou dias maravilhosos e permitiu apreciar músicas de qualidade. "Integrar eventos como este é muito bom para um músico ou musicista, pois fornece um aprendizado ímpar. Como futura profissional, esta bagagem contará muito para o meu currículo", declara.

 

Centenário

Em comemoração aos 100 anos do compositor Vinícius de Moraes, o curso de Música promove entre os dias 19 e 20 de junho, às 20h, no Teatro César Cava, campus I da Unoeste, o musical "Cem Vinícius". De acordo com Calil, a iniciativa apresentará manifestações culturais relacionadas ao artista. "Na primeira noite, será cobrada uma taxa de R$ 5, já no segundo dia, a entrada será gratuita. Além disso, a comemoração contará com as participações especiais dos artistas Émerson Euzébio e Denilson Biguete".
Publicidade

Veja também