Grupo de Hiperdia retoma atividades em Santo Anastácio

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 11/02/2023
Horário 08:02
Foto: Cedida
Pacientes participam de encontros do programa Hiperdia em Santo Anastácio
Pacientes participam de encontros do programa Hiperdia em Santo Anastácio

Os pacientes hipertensos e diabéticos assistidos pelas unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família) de Santo Anastácio retomaram nesta semana os atendimentos pelo Hiperdia - programa que atende pessoas com esses diagnósticos fora da unidade de saúde. Desta vez, o encontro ocorreu no CCI (Centro de Convivência do Idoso), através de um suporte diferenciado e instrutivo pela equipe da ESF Joanna Sanches Ramires.
Segundo a secretária da Saúde, Selma Zambelli, o Hiperdia busca desenvolver ações que previnam e promovam a saúde, conforme preconizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Através de convites enviados previamente aos pacientes, são realizados atendimentos grupais, com orientações, palestras, controle dos índices de hipertensão e diabetes e demais atividades, visando à saúde e promoção da qualidade de vida. 
“Os temas discutidos durante o grupo abordam desde vida saudável; hábitos alimentares que favorecem o controle da pressão arterial e glicemia, bem como os que devem ser evitados; controle e informações de medicamentos, maneiras corretas de administração e posologia; fatores emocionais e sociais, dentre outros”, explica.
Ainda de acordo com a secretária, a intenção é que estes encontros ocorram a cada 60 dias e atinjam todos as unidades de ESF. “Esse tipo de atendimento tende a trazer resultados positivos para os assistidos, a demanda de atendimento acaba sendo maior que nos postinhos, além de momentos de interação e aprendizado aos pacientes”.

SAIBA MAIS
Este programa conta com enfermeiros e médicos nos atendimentos à aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, entrega de receita de medicamentos de uso contínuo, atendimento médico e palestra educativa.

Publicidade

Veja também