Grupo de prudentinos percorrerá os Caminhos de São Paulo Apóstolo

SINOMAR CALMONA

Leila Mara Pasquini Penso, da Companhia de Viagem

COLUNA - Sinomar

Data 10/02/2024
Horário 05:15

A Turquia moderna trata seus muitos vestígios do início do Cristianismo como um dos seus principais tesouros, mesmo que hoje tenha uma predominância islâmica. 
A agência Companhia de Viagem programa para setembro a viagem pelo roteiro turco “Caminhos de São Paulo Apóstolo”, que percorre os locais de alta devoção a São Paulo, São Pedro, São Barnabé, São João e a Virgem Maria, como Antióquia, primeiro centro de difusão do Cristianismo, lugar onde os membros da comunidade (fundada por São Barnabé e logo depois dirigida pelos apóstolos São Paulo e São Pedro) se reuniram pela primeira vez e adotaram o nome de “cristãos”, visitando a gruta de São Pedro. De acordo com Leila Mara Pasquino Penço, da agência Companhia de Viagem, os cruzados localizaram na gruta uma igreja rupestre onde os cristãos de Antióquia se reuniam clandestinamente. 
Depois o grupo vai a Tarso, cidade onde nasceu São Paulo e, segundo uma lenda, é uma das cidades mais antigas do mundo tendo sido fundada pelo terceiro filho de Adão e Eva. O roteiro continua pelo Vale do Goreme, incrível complexo monástico Bizantino composto por igrejas escavadas na rocha com belíssimos afrescos. Em Konya, conhecida com o nome de Iconium ou Iconio durante o período de domínio romano e também como Claudiconium em homenagem ao Imperador Claudio. O Cristianismo entrou em Iconio nas mãos de São Paulo e São Barnabé na primeira viagem missionária. Quando São Paulo faz a segunda viagem missionária até o Ocidente, visita de novo a cidade de Iconio. Hoje a cidade é o centro de integridade Turco-Muçulmana, representado pela Mesquita de Mevlana, em outros tempos santuário e residência dos afamados dançarinos místicos chamados Derviches. 
Finalmente, o tour passa por Éfeso, fundada no século XI antes de Cristo. Sua situação estratégica ao lado do mar a converte em ponto de comunicação entre Oriente e Ocidente, e seu grande templo dedicado à deusa “Artemisa” (considerado uma das sete maravilhas do mundo) atraia um grande número de peregrinos dos mais diversos lugares e fizeram de Éfeso uma cidade importante, famosa e rica. Visita ao famoso Teatro, com capacidade para 25.000 pessoas, orgulho da cidade onde pregou São Paulo, e que continua erguido e em bom estado de conservação.
O grupo será acompanhado pelo pregador Astromar Miranda e pelo padre Rodrigo Gomes. Informações: (18) 99133-5357, (18) 99771-7006 ou (18) 3221-4050.

RAPIDINHAS
...
Alguém comentou outro dia sobre pessoas que chegam num evento e sentam numa mesa compartilhada por outros e não cumprimentam ninguém.
...
Próxima edição do Medita Prudente será dia 17 de fevereiro, às 18h, próximo ao ParCão, no Parque do Povo.
...
No dia 24 de fevereiro, o “Medita Prudente” acontecerá às 18h, no espaço do Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto. A experiência é gratuita!
...
Yuri Reis, novo secretário municipal do Turismo, disse que sua primeira missão será reabrir a Cidade da Criança, até meados de março.
...
Leticia Rampazi Gazola, aluna do sexto módulo do curso de Eventos da Fatec Prudente, foi aprovada no programa de intercâmbio para Buenos Aires.
...
Agrônomo João Menezes convida o público do agro para a noite de autógrafos do seu livro “Manual da Pecuária”, no dia 19 de fevereiro, às 19h, no salão do Edifício Grandi (Rua Maestro Francisco Fortunato, 786).
...
B3 Eventos Esportivos, de Bruno Perosso oficializou ontem a data da Primeira Corrida da Esperança, em prol do Hospital de Esperança. Será no dia 16 de junho, domingo, 5 km no Parque do Povo.
...
Em razão do feriado de carnaval, não haverá atividades acadêmicas e expediente administrativo nos campi da Unoeste em Prudente, Jaú e Guarujá, de 12 a 14 de fevereiro, retornando normalmente na quinta-feira (15).
...
Ponto final: Viva com simplicidade. Seja gentil!

Publicidade

Veja também