Grupo Percuss!ionismo faz concerto solidário que resultará em CD e DVD

Apresentação “Barroco e Contemporâneo” ocorre no dia 24 de fevereiro, às 20h, no auditório do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 20/01/2022
Horário 07:08
Foto: Cedida
Orquestra percussiva atua há 12 anos na região
Orquestra percussiva atua há 12 anos na região

O Grupo Percuss!onismo é uma orquestra de tambores criada em 2010, que conta com grande impacto social e artístico no oeste paulista. O grupo foi criado visando estimular a prática da música instrumental entre jovens, e apresenta concertos de alta qualidade artística, sejam eruditos ou populares, além de concertos didáticos, em que músicos e regente interagem com o público disseminando o conhecimento e a cultura musical. 
No dia 24 de fevereiro, às 20h, o grupo realizará o concerto solidário “Barroco e Contemporâneo”, no auditório do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Durante o show, ocorrerá uma gravação audiovisual da apresentação para confecção do primeiro DVD e do segundo CD da orquestra percussiva, que atua há 12 anos na região.
O grupo realiza seus espetáculos em locais destinados ao grande público, tais como teatros, auditórios, casas de shows, centros de eventos, universidades, escolas, praças, igrejas, parques, entre outros. A cada apresentação, o público é convidado a ouvir novos sons, numa proposta sólida e original. Com isso, o público tem a possibilidade de ouvir música instrumental não somente por prazer, mas também como conhecimento.

Barroco e contemporâneo

Em fevereiro, durante a gravação do primeiro DVD e do segundo CD da orquestra percussiva, o público presente terá acesso a um repertório que traz obras do período barroco adaptadas para percussão de compositores imortais, com Purcell e Haendel, bem como obras contemporâneas e peças acadêmicas escritas para esse tipo de formação inovadora da música de câmara, explica o regente do grupo, Sergio Alan.
Atualmente, o Percuss!onismo conta com oito componentes que se apresentam em solos, duos, trios, entre outras formações, dando ao concerto um movimento orgânico conforme o espetáculo vai se desenvolvendo. São eles: Augusto Paulucci, Gabriel Pugas, Alan de Almeida, Endrew Marra, Kassandra Gama, Simone Leite, Liliane Almeida e Sergio Alan. “Teremos participação de alguns convidados como o percussionista Roy Isaac, que fará solo de congas e, fugindo um pouco da percussão, o trompetista Marlon Camatari numa peça brasileira para trompete e triângulo”, adianta o regente.

Concerto e gravação

Há uma expectativa muito grande para a concretização desse trabalho, assim como vê-lo fisicamente registrado, conta Sérgio. “Será nosso segundo CD, lançamos o primeiro em 2015, com uma proposta mais voltada para os tambores sinfônicos. Nesse novo trabalho damos mais ênfase aos teclados percussivos como o vibrafone, o xilofone e o glockenspiel. Assim traremos novos timbres ao repertório camerístico”, detalha. “Após o concerto de gravação em Prudente, faremos a produção do álbum e nos meses de maio e junho sairemos em circulação pela região nas cidades de Caio Machado, Caiabu, Presidente Bernardes e Rancharia. As cópias serão distribuídas gratuitamente nesses eventos”, acrescenta.
Ao ser questionado sobre a importância do trabalho do grupo para a cena musical da região, Sérgio pontua que tratar-se de um tipo de formação comum em centros acadêmicos que oferecem o curso de percussão erudita ou em conservatórios tradicionais, como em Tatuí (SP). “É desafiador e, ao mesmo tempo, prazeroso realizar no oeste paulista esse tipo de trabalho. Somos oriundos de Prudente, Regente Feijó, Martinópolis e Taciba. Uma região onde a música de concerto resiste, apesar das inúmeras dificuldades”, enfatiza.
O projeto, produzido em parceria com a Quintal Produções Culturais, faz parte de uma proposta contemplada via edital do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e da Lei Aldir Blanc. Para usufruir do concerto, o público pode levar um quilo de alimento e tudo o que for arrecadado será destinado ao Fundo Municipal de Solidariedade de Presidente Prudente. Lembramos que, em função pandemia, as recomendações sanitárias com relação ao uso de máscaras e distanciamento físico permanecem vigentes.

SERVIÇO
Acompanhe o Grupo Percuss!onismo nas redes sociais e saiba mais sobre as ações culturais através do Facebook (facebook.com/percussionismo) e do Instagram da Quintal Produtora Cultural (@quintalprodutoracultural).

 

Veja também