Grupo recruta doadores de sangue de PP e região

Em data comemorativa, lembrada ontem, voluntários do grupo Rede Amor e Esperança contribuíram com a manutenção do estoque de sangue no Hospital Regional de Presidente Prudente

PRUDENTE - IVE CAROLINE

Data 26/11/2017
Horário 03:25
José Reis, Banco de Sangue do HR atende todos os dias, das 7h às 17h
José Reis, Banco de Sangue do HR atende todos os dias, das 7h às 17h

Sensibilizar novos voluntários, fidelizar doadores existentes e reforçar a importância da doação de sangue. No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado ontem, o grupo Rede Amor e Esperança celebrou a data contribuindo com a manutenção do estoque do material em Presidente Prudente e recrutou doadores em um grupo do Whatsapp. Segundo o presidente da organização, Eudes Elias da Silva, durante todo o dia, os voluntários do município e da região realizaram a doação no HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente e “receberam informações sobre a importância de ajudar, pois existem muitas pessoas precisando de sangue”, ressalta.

“O grupo recebeu instruções e entendeu que uma simples atitude pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Eles também puderam compreender que, para se tornar doador, é preciso que eles também tenham cuidado com a própria vida, levando uma alimentação saudável, e assim se tornar capaz de cuidar não só dele, mas também do próximo. Com esta ação, nós já trouxemos oito novos doadores”, acrescenta.

O motorista Wellington Gibim sentiu na pele a necessidade da doação, após sofrer um acidente. Pelo bom ato dos voluntários que o ajudaram quando precisou de sangue, ele decidiu retribuir o bom feito e foi com o grupo da Rede Amor e Esperança fazer sua contribuição.

“Eu percebi como é importante fazer esta boa ação. Não costumamos pensar no amanhã. Hoje, a pessoa pode vir e doar e, amanhã, ela ou algum familiar precisar. Esperamos que as pessoas se sensibilizem, pois todos nós sabemos que são baixos os índices de doações e é preciso reverter este quadro”, pontua o prudentino.

De Taciba, para contribuir com o núcleo de Prudente, Derik Tair é doador de primeira viagem e contou que soube da ação através do grupo no aplicativo de celular. Movido pelo incentivo de outros amigos que também abraçaram a causa, ele contou a experiência de sua primeira doação.

“Além de saber os benefícios que isto traz para aqueles que estão com problemas de saúde e necessitando de sangue, também tive curiosidade de ver como funcionava e hoje consegui ter acesso a todas as informações. É algo rápido, indolor e pode salvar uma vida”, ressalta.

 

Saiba mais

Segundo agentes de saúde do HR, para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 60 anos, pesar no mínimo 51 kg, ser saudável e estar descansado. Não é permitido doar quem: teve hepatite B ou C, malária ou sífilis; hemofílico; portador de doença de chagas; tem comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue; apresenta risco de ter sido exposto ao vírus da aids; fez cirurgia ou parto há 6 meses; teve gripe ou febre nos últimos 7 dias; tem anemia; portador de doenças em geral; tomou bebida alcoólica há 12 horas; ingeriu alimentos gordurosos 24 horas antes da doação.

O Banco de Sangue do hospital, localizado na Rua José Bongiovani, 1.297, Cidade Universitária, atende todos os dias, das 7h às 17h.

Publicidade

Veja também