Enfrentar a questão da regularização fundiária paulista com responsabilidade e respeitando a todos é o grande desafio que a Secretaria de Agricultura tem pela frente. O posicionamento foi reiterado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, na cerimônia de transmissão de cargo do novo diretor-geral da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), o prudentino Guilherme Piai, realizada na manhã desta segunda-feira (27), na sede da pasta.
“Essa vai ser uma grande missão da secretaria”, afirmou Antonio Junqueira, que lembrou ainda a situação do Pontal do Paranapanema. “Precisamos fazer com que as pessoas que lá estão recebam os títulos e sejam tratadas com respeito e dignidade”, completou.
O secretário aproveitou a ocasião para se solidarizar novamente com as famílias afetadas pelas chuvas no litoral norte do Estado e elogiou o trabalho incansável do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no auxílio aos afetados.
No início de 2023, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” voltou a estar vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A fundação é responsável pela elaboração e execução da política agrária e fundiária no Estado.
O novo diretor-geral do Itesp, Guilherme Piai, em sua fala, disse que pretende construir uma grande frente de atuação para a aplicação do Programa de Regularização Fundiária Paulista. Ele acrescentou que já estão em trâmite os primeiros documentos relacionados à regularização no Pontal do Paranapanema, região que tem necessidade de atenção redobrada por parte da fundação e da pasta da Agricultura.
Assim como Junqueira, Piai acredita em uma “constante assistência que respeite todos os paulistas, garantindo direitos e com o diálogo como principal ferramenta de atuação”.
Marcos Renato Böttcher, secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado, também presente, reforçou o apoio da pasta ao trabalho do Itesp. “Todos, na secretaria, estão acreditando, e muito, no trabalho que o Itesp irá realizar. O trabalho conjunto fará com que as ações fluam melhor”.
SAIBA MAIS
Na composição do palco estiveram presentes o secretário de Agricultura, Antonio Junqueira, o secretário executivo, Marcos Renato Böttcher, o ex-diretor do Itesp, Diogo Telles, e o novo diretor do Itesp, Guilherme Piai. A cerimônia contou com a presença de secretários de Estado, parlamentares, prefeitos, funcionários do Itesp e da Secretaria de Agricultura e produtores rurais de diversas partes de São Paulo.
Muitas autoridades estavam presentes, inclusive da região. Entre eles, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). “Fico muito feliz em ver o empenho do Itesp, através das palavras do seu novo diretor e também do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, em realizar um trabalho de fortalecimento dos produtores rurais, levando dignidade às famílias dos pequenos produtores rurais e assentados e entregando mais títulos de propriedades rurais do Pontal do Paranapanema. Quero reforçar o meu compromisso nessa missão e colocar o meu mandato à disposição do Itesp”.
Fotos: Divulgação/SAA
Presente na cerimônia, Bragato reforçou seu compromisso junto aos produtores rurais
Junqueira: "“Precisamos fazer com que as pessoas que lá estão recebam os títulos e sejam tratadas com respeito e dignidade”"