Há opções dos alimentos com termogênicos naturais

Jair Rodrigues Garcia Júnior

O mais potente termogênico

Termogênese significa produção de calor e é um processo fisiológico importante para manutenção da temperatura corporal próxima dos 37o C. É também um processo contínuo porque o calor vem do metabolismo, que nunca para. Aliás, pode ser entendido como uma ineficiência parcial do metabolismo, que deve transformar carboidratos, gorduras e aminoácidos em energia química (imprescindível para as células), porém perde uma parte como calor.

EMAGRECIMENTO
A termogênese aumenta quando o metabolismo é acelerado. Nesta condição, as células utilizam mais carboidratos e gorduras para produzir energia química e calor. Com isso aumenta o gasto e a gordura corporal pode diminuir. É o príncípio do emagrecimento. Mas lembre-se que também há o aspecto do consumo calórico.

ACELERADORES INTERNOS
Quem são os termogênicos? Qualquer molécula que acelere o metabolismo. Os naturais são os hormônios triiodotironina (T3), tiroxina (T4), adrenalina e noradrenalina. Há um controle muito preciso da secreção destes hormônios pelas glândulas adrenais e tireóide para regular o metabolismo de acordo com as condições e necessidades ao longo do dia.

ACELERADORES EXTERNOS
São moléculas que mimetizam os efeitos destes hormônios, tais como as drogas anfetaminas, efedrina e análogos dos hormônios tireoidianos. Também há moléculas naturais presentes em alguns alimentos. A capsaicina é o componente ativo da pimenta que estimula a termogênese. As metilxantinas cafeína, teofilina e teobromina presentes no café, guaraná, chá e cacau estimulam o sistema nervoso central e o metabolismo. Gengibre, curcuma/açafrão e canela também possuem componentes ativos que estimulam a termogênese.

AS CÁPSULAS
Apesar das opções dos alimentos com termogênicos naturais, alguns optam por cápsulas com os componentes purificados e em maiores doses, que podem ser denominados de nutracêuticos ou suplementos nutricionais. Mas muito cuidado com os produtos que contém drogas, tais como a efedrina, anfetaminas (ex. Sinefrina, dimetilamilamina). Saiba que as doses elevadas dos termogênicos naturais são perigosas e destas drogas mais ainda.

O MAIS POTENTE
O exercício físico é o mais potente, pois estimula o sistema nervoso central, a descarga de adrenalina e noradrenalina, e o aumento do metabolismo em dezenas de vezes. E sem efeitos colaterais. Faça o teste: faça 30 burpees, perceba se começou a transpirar nestes poucos minutos. É a termogênese! Portanto, consuma os alimentos, faça exercícios e deixe as cápsulas (desnecessárias) de lado.

 

Publicidade

Veja também