Helena Meirelles: uma das 100 melhores instrumentistas do mundo

Isso segundo a revista americana Guitar Playerem EM violas de seis, oito, 10 e 12 cordas. Teve o voto do guitarrista britânico Eric Clapton, um dos melhores de todos os tempos.

- DA REDAÇÃO

Data 13/12/2020
Horário 05:00
Em homenagem à “Dama Violeira”, Bataguassu inaugurou o Museu Municipal “Helena Meirelles”
Em homenagem à “Dama Violeira”, Bataguassu inaugurou o Museu Municipal “Helena Meirelles”

Em vida, a violeira Helena Meirelles (1924-2005) foi eleita, em 1993, pela revista norte-americana Guitar Player como uma das 100 melhores instrumentistas do mundo, em violas de seis, oito, 10 e 12 cordas. Teve o voto do guitarrista britânico Eric Clapton, um dos melhores de todos os tempos. Em 2012, seu nome foi incluído, pela revista Tolling Stone Brasil, na lista dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão, na categoria Raízes Brasileiras.

Em 10 dezembro agora faz um ano da inauguração em Bataguassu (MS) do “Museu Municipal Helena Meirelles” que preserva a história da cidade e o acervo da instrumentista sul-mato-grossense que viveu grande parte de sua vida na vila ribeirinha Porto XV, na divisa com Presidente Epitácio (SP), demarcada pelo Rio Paraná. O museu que é administrado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura está instalado em prédio histórico da cidade.

A instalação se deu com aporte da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, no mandato do prefeito prudentino Pedro Arlei Caravina, delegado de polícia no Mato Grosso do Sul. Fato que despertou a atenção do estudante de jornalismo Jeferson da Silva Santos, morador de Bataguasu, aluno da Unoeste, para produzir um radiocumentário sobre Helena Meirelles. Registro sonoro com os fatos sistematizados desde o seu nascimento, sua morte e pós-morte.

 

Um pouquinho da “Dama Violeira

A violeira nasceu em 13 de agosto de 1924 na fazenda Jararaca, às margens do Rio Pardo e da estrada boiadeira que ligava a capital Campo Grande ao Porto XV, em Bataguassu. Cresceu em meio aos peões de boiadeiro, das comitivas e de violeiros. Despertou o desejo de tocar muito cedo, mas a cultura machista impunha a proibição de seus pais. Então, aprendeu a tocar por contra própria, às escondidas; até que seu tio Leôncio Meirelles descobriu e lhe deu apoio, por conta do enorme talento.

Helena ficou conhecida nas festas da região e pelos boiadeiros. Nunca frequentou escola. Casou-se aos 17 anos e teve três filhos, mas deixou a marido aos 21 anos, por conta dos ciúmes dele. Juntou-se com um paraguaio que tocava violão e violino com qual viveu mais de oito anos e tiveram dois filhos. Ao entregar os cinco filhos para pais adotivos; foi viver no bordel. Ao todo teve 11 filhos e fez os próprios partos. Ficou 35 anos com seu terceiro e último marido.

 

O prestígio internacional e nacional

Isso ocorreu aos seus 70 anos, depois que tinha sido dada como desparecida pela família e foi encontrada por parentes que a levaram para a região metropolitana de São Paulo. Seu sobrinho Mário Araújo enviou carta, fotografias e gravações em fita cassete para a revista Guitar Player. A partir daí foi reconhecida com instrumentista e esteve envolvida em vários projetos, tocando com renomados artistas, a exemplo de Almir Sater.

Em 2004, foi produzido um filme do gênero documentário, dirigido por Francisco de Paula e com trilha sonora da própria Helena Meirelles que morreu aos 81 anos, no dia 28 de setembro de 2005, em Campo Grande, vítima de pneumonia crônica.

O radiocumentário produzido por Jeferson teve a orientação do professor Homéro Ferreira e avaliação das professoras Giselle Tomé e Maria Luísa Hoffmann, como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na Faculdade de Comunicação que agora tem o nome de Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.

 

Ouça o radiodocuemtentário sobre Helena Meirelles na Rádio Facopp:

Parte 1: http://radiofacopp.unoeste.br/noticia/228/parte-01-helena-meirelles-a-dama-da-viola

Parte 2: radiofacopp.unoeste.br/img/upload/files/%2B%2B 12-11 - PARTE 02 - HELENE MEIRELLES - SITE %2B%2B.mp3

 

 

Publicidade

Veja também