Historiadores concluem trabalho sobre a fé em Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 07/06/2022
Horário 04:25
Foto: Ademartsu
Casal quando do seu depoimento no altar
Casal quando do seu depoimento no altar

Três alunos formados pelo curso de História da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) estiveram na semana pela segunda vez visitando Santo Expedito, completando as coletas de informações junto à comunidade, sobre o fenômeno padroeiro do município. Estiveram na cidade para concluir um trabalho sobre o tema “O despertar da fé por Santo Expedito”, que teve início ainda nos bancos escolares. Foi interrompido pela pandemia, mas resolveram dar prosseguimento mais por desejos próprios, uma vez que se encantaram com a força do nome do santo, na cidade e na região. Isso foi sentido quando aqui estiveram em duas missas antes da pandemia.

Publicações
Os estudantes adiantam que o material será disponibilizado para algumas publicações que citam santos, festas e demonstrações de fé por parte dos fiéis. Acreditam, segundo informações para a coluna, que para outras informações mais, eles estarão de volta a Santo Expedito.

Retornos
Pela última missa, ficou patente que os fiéis estarão retornando com mais afinco nos próximos meses a Santo Expedito. Segundo consta, alguns ainda estão com receio do perigo e dos estragos causados pela pandemia, mas outros estão confiantes de que cada um se proteja ao máximo, para poder estar mais tranquilo ao visitar Santo Expedito.

Terço em Aparecida
Um leitor nos informou que foi muito lindo o terço na Avenida Monumental com os caminheiros de Santo Expedito, e isso acontecendo na cidade de Aparecida, no último dia 19 de abril. Todos os participantes pedindo a intercessão do santo das causas urgentes, rezando o terço com muita fé e devoção neste momento da pandemia, e pediram por todas as nossas famílias. Os participantes fizeram doações de alimentos ou leite, que foram encaminhadas para as famílias que estavam passando necessidades. Informaram que esse terço deverá ser repetido por mais vezes.

Missa dos romeiros
Neste domingo, a Missa dos Romeiros contou com a presença de devotos de várias localidades, inclusive de outros Estados vizinhos no livro de presenças, foram registrados, dentre outros, romeiros de Presidente Prudente, Sarandi, Cândido Mota, Pirapozinho, Ibiporã, Londrina, Presidente Venceslau, Álvares Machado, Santo Anastácio, Osvaldo Cruz, Andradina, Colorado, Maringá, Emilianópolis, Cambé, Dracena, Brasilândia, Sarutaiá, Irapuru.

Graças
Durante a Missa dos Romeiros, os fiéis presentes foram surpreendidos por um depoimento muito emocionado de um casal de Pacaembu. Segundo o marido que fez o relato, por 15 anos a mulher sofria de depressão e era uma situação difícil, pois ela quase não saía e quando isso acontecia queria voltar logo para casa. Assim, pediu a intercessão de Santo Expedito, para que levasse ao pai os seus pedidos e, no domingo, após a pandemia, foi levar o agradecimento, alegando que a esposa está totalmente curada e é uma outra pessoa. Fez questão de vir até a missa para agradecer pessoalmente essa graça alcançada, o que considerou um verdadeiro milagre que o casal recebeu.

Missa no santuário
A Missa dos Romeiros do dia 10 de julho será celebrada no santuário, pois o mesmo já dá condições para se realizar esse rito sagrado. Vai ser muito importante para que se possa avaliar a acústica daquele prédio e poder assim ir ajustando alguns procedimentos necessários e que só é possível com presenças de pessoas em seu interior. Portanto, os romeiros que comparecerem já podem estacionar na área externa do santuário.

Rifa
Padre Umberto anunciando a todos que mais recursos serão necessários para a conclusão das obras do santuário e, uma das campanhas trata-se do sorteio de uma camionete S-10 dupla, 0 km, com número reduzido de participantes. O valor do cupom para concorrer é de R$ 1 mil, podendo ser pago pelo cartão em até tantas vezes quantos forem os meses até o sorteio, que ocorrerá em 4 de dezembro. Os interessados encontrarão os cupons na Secretaria Paroquial em Santo Expedito, como também na Cúria Diocesana em Presidente Prudente, com Camila.

Fé em trovas
Como devoto do Santo
Neste eu sempre acredito
Atende todos os pedidos
Ó grande Santo Expedito!
                              (José Costa)

Publicidade

Veja também