Histórias na Praça chega a Ameliópolis neste feriado

Essa será a quinta semana de ações do projeto que está circulando praças de Prudente com uma programação que visa estimular a prática da leitura em pessoas de todas as idades

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 14/09/2023
Horário 08:30
Foto:   Marcel Sachetti
Espetáculo “Agora é o Momento” reuniu grande público no domingo, no distrito de Eneida
Espetáculo “Agora é o Momento” reuniu grande público no domingo, no distrito de Eneida

Chegou a vez da praça do distrito de Ameliópolis e do Conjunto Habitacional João Domingos Netto receberem o projeto Histórias na Praça. As atividades acontecem nesta quinta-feira em Ameliópolis e, no sábado, no João Domingos. Toda a população está convidada. O projeto é uma iniciativa do Grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, e tem o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), Edital de incentivo à Leitura (2022).

A programação tem início sempre às 16h, com quatro diferentes ações. As primeiras delas são a Bikeoteca com mediação de leitura e a Exposição Lendas Brasileiras. Em seguida, acontece uma contação de história. Em Ameliópolis, o Grupo Histórias da Nana apresentará seu mais novo espetáculo chamado “Não Sei, só sei que foi assim” e no João Domingos quem se apresenta é o Grupo Fio da Meada, de Santo Antônio do Pinhal-SP, que vai contar “Contos Caipiras, Capiaus, Matutos e Caboclos”. 

O Fio da Meada é um dos convidados especiais do projeto. O grupo foi fundado em 2013 e desde então apresenta seus trabalhos que tem como premissa a vivência, transmissão e criação dos elementos da Cultura Brasileira, da Tradição Oral e da Cultura das Infâncias. Chagam a Prudente trazendo uma história contada com muita diversão e acolhimento, onde os artistas compartilham um repertório que traz um pouco da sabedoria dos moradores das roças e tantos interiores deste nosso Brasilzão. E pra prosa ficar ainda mais bonita, a narrativa vem com acompanhamento musical ao vivo.

A programação em ambos locais traz ainda o lançamento e distribuição do livro “Lendas Brasileiras para Crianças”, de autoria da artista, educadora, pesquisadora e também idealizadora do projeto Histórias na Praça, Ana Paula Carneiro, com ilustração de Ricardo Bagge. A obra é uma coletânea de cinco lendas brasileiras (Iara, Boto, Cobra Norato, Mboitatá e Negrinho do Pastoreio) contadas em textos poéticos, leves e bem humorados, despertando a curiosidade e imaginação dos leitores.

Sucesso por onde passa

O Histórias na Praça tem sito um sucesso por onde passa, desde o dia 27 de agosto foi realizado em seis localidades da cidade para um público bastante significativo. Pessoas de todas as idades têm ido para as praças ler, conversar, assistir espetáculo, ver a exposição de ilustrações e receber o livro. A última atividade aconteceu no domingo, na praça do distrito de Eneida, e contou com a participação especial da Cia Zero de Ribeirão Preto (SP), com o espetáculo “Agora é o Momento”, que fez o público rir, refletir e se emocionar. A palhaça Pirombeta e o Palhaço Tirafina arrancaram boas gargalhadas das pessoas com uma trama cheia de cenas acrobáticas, clacs de palhaçaria e uma poesia bastante sutil que agradou e fez todos viajarem junto com a trupe.

A exposição do artista Ricardo Bagge tem atraído um grande público que muitas vezes quer visitar mais de uma vez a instalação que traz as obras com a temática lendas brasileiras impressas, em vídeo e oferece ao público um ambiente com iluminação especial, com estímulos sensoriais com sons e cheiro, além de uma réplica de vegetação e até uma cobra gigante que assusta e encanta os visitantes.
 
PROJETO HISTÓRIAS NA PRAÇA

Quinta, dia 14 de setembro, no Distrito de Ameliópolis
Programação:
-       16h às 19h: Exposição: Ilustrações Lendas Brasileiras - Ricardo Bagge
-       16h às 19h: Bikeoteca – Grupo Histórias da Nana
-       19h Contação de história: “Se é verdade, eu não sei! Só sei que foi assim” – Com o Grupo Histórias da Nana
-       20h Lançamento do livro “Lendas Brasileiras - Ana Paula Carneiro”
 
Sábado, dia 16 de setembro, na praça do Bairro Conj. João Domingos Netto
Programação:
-       16h às 19h: Exposição: Ilustrações Lendas Brasileiras - Ricardo Bagge
-       16h às 19h: Bikeoteca – Grupo Histórias da Nana
-       19h Contação de história: “Contos Caipiras, Capiaus, Matutos e Caboclos”, com o Grupo Fio da Meada (Santo Antônio do Pinhal-SP)
-       20h Lançamento do livro “Lendas Brasileiras - Ana Paula Carneiro”

 

Publicidade

Veja também