Histórias na Praça chega ao Matarazzo neste sábado

Encerrando a longa temporada, que passou por 8 localidades, projeto promove  uma série de atividades, a partir das 9h, na sala 4 e no coreto

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 30/09/2023
Horário 07:40
Foto: Marcel Sachetti
Projeto visa transformar as praças dos bairros mais distantes em lugares de arte, de leitura e de trocas
Projeto visa transformar as praças dos bairros mais distantes em lugares de arte, de leitura e de trocas

Após uma “linda” temporada, o Histórias na Praça chega ao Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, neste sábado. A programação fecha com chave de ouro essa etapa do projeto. Além de todas as atividades já oferecidas, como a Bikeoteca e seus encantos, a exposição sensorial com as ilustrações de Ricardo Bagge e o lançamento do livro “Lendas Brasileiras para Crianças”, especialmente hoje haverá uma atividade destinada para pais e crianças da primeira infância, a oficina Lendo para Bebês, com a professora Dra. Renata Junqueira.

A oficina está com as inscrições abertas, é gratuita e ocorre no Matarazzo, a partir das 9h30. Segundo Renata, “a proposta é conversar e vivenciar experiências de práticas literárias com pais, mães e seus bebês, a fim de que eles possam se familiarizar e se interessar pelos livros, conhecer histórias e incentivar os pequenos para que abram sua imaginação, sua criatividade para o mundo literário.”

Mais informações e inscrições, gratuitas, para a oficina, podem ser feitas no google forms, link: https://forms.gle/cksSj9thRCzNhbeK6.
https://forms.gle/cksSj9thRCzNhbeK6
O projeto está chegando ao final dessa etapa de circulação e, conforme a artista, educadora, pesquisadora e idealizadora do projeto, Ana Paula Carneiro, já deixa saudades. “Foram momentos maravilhosos que marcaram o Histórias na Praça, esperamos poder repetir e espalhar esse projeto por muitos lugares desse mundão afora”. 

Temporada

Desde o dia 27 de agosto, o projeto passou por oito localidades: Vila Genni, Vila Brasil, João Domingos Netto, pelos distritos de Floresta do Sul, Eneida e Ameliópolis e pelo Galpão da Lua que acolheu e é um grande apoiador do Histórias na Praça.

Apenas uma das atividades que aconteceria na Vila Operária teve o local alterado para uma das casas que atendem crianças do Lar Santa Filomena, por conta das chuvas que caíram no dia. “Foi incrível a troca de afeto e emoções que desfrutamos na casa do Lar”, lembra Ana Paula.

O objetivo do projeto era esse, transformar as praças dos bairros mais distantes em lugares de arte, de leitura e de trocas. “Tivemos surpresas marcantes como as filas que se formavam para as pessoas visitarem a exposição de ilustrações do artista Ricardo Bagge, muita gente visitava a exposição mais de uma vez para sentir a sensação de estar em um ambiente com som, imagens e até cheiro de floresta, para ver a cobra grande e viajar com as lendas retratadas pelo artista”.

O livro “Lendas Brasileiras para Crianças” foi lançado em todas as praças e também provocou filas enormes, todas as pessoas queriam ganhar a obra com dedicatória e autografada pela autora Ana Paula Carneiro.

A programação contava ainda com atrações artísticas diferenciadas e de muita qualidade, o público pode curtir show com o Grupo Taquitá, peça de circo e contação de histórias com a Cia Zero de Ribeirão Preto, oficina com Ricardo Bagge, mais contação com o Grupo Fio da Meada de Santo Antônio do Pinhal e a estreia da contação do Histórias da Nana: “Não sei, só sei que foi assim”.

Vem pela frente

O projeto não para por aqui, a partir da semana que vem, segundo Ana Paula, começa a etapa audiovisual, quando lançarão ao longo do mês de outubro diversos vídeos curtos sobre o dia a dia do projeto e, no final do mês, o mini documentário “Histórias na Praça”, onde vão partilhar com o público tudo sobre a idealização, construção e realização desse projeto, “nossa vontade espalhar essa ideia pelo mundo e quem sabe ver as praças cheias de livros, de gente, de arte”.

O projeto é uma iniciativa do grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, e tem o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), Edital de incentivo à Leitura (2022).

SERVIÇO
Projeto Histórias na Praça

Quando: Hoje
Local: Sala 04 e coreto do Centro Cultural Matarazzo

Programação:
-       Dia 30 de setembro – (sábado)
-       9h Exposição: Ilustrações Lendas Brasileiras - Ricardo Bagge
-       9h às 11h30 – Bikeoteca – Histórias da Nana
-       9h30 Oficina lendo com Bebês – Profa Dra. Renata Junqueira 
-       11h30 Lançamento do livro “Lendas Brasileiras” - Ana Paula Carneiro


 

Publicidade

Veja também