Hoje, Dia Mundial da Bíblia

O Imparcial há 50 anos

COLUNA - O Imparcial há 50 anos

Data 26/09/2021
Horário 05:00
Crê-se, não obstante controvérsias históricas, tenha sido a Bíblia o primeiro  livro  impresso com tipos móveis
Crê-se, não obstante controvérsias históricas, tenha sido a Bíblia o primeiro  livro  impresso com tipos móveis


(Síntese) Bíblia e imprensa. A história da imprensa confunde-se com muitos nomes, no tempo e no espaço, mas uma forte tradição credita ao alemão Johann Gutenberg, qual acredita-se que, por volta de 1445, haja iniciado a impressão de uma grande Bíblia de 1282 páginas em latim que ficou conhecida como Bíblia de Gutenberg  ou Bíblia de Mazarin (nome do cardeal em cuja biblioteca foi descoberta, em 1760, um volume da obra). Crê-se, não obstante controvérsias históricas, tenha sido a Bíblia o primeiro  livro  impresso com tipos móveis, restando ainda diversas de suas cópias, uma das quais encontra-se na seção de Livros Raros da nossa  Biblioteca Nacional. Disso depreendemos que a ideia da invenção da imprensa já nasceu abençoada sob as luzes da Bíblia Sagrada. (...)

 

 

 

Pena para Erondina: 3 anos e 7 meses
(Síntese) O julgamento de Erondina Carvalho de Souza, principal envolvida no chamado “Crime da Mala” teve a duração de mais de dezessete horas reunindo no Forum da Comarca grande massa que desejava acompanhar de perto o desenrolar dos trabalhos iniciados às 13h00 da última sexta-feira e concluídos somente às 5h15 de ontem. O veredicto final foi pela condenação de Erondina: 5x2, sendo-lhe atribuída a pena de 3 anos e 7 meses de reclusão. Para seus filhos Lincoln e José Carlos, a pena foi de um ano de reclusão, com direito a sursis. (...)

 

ETP reúne em Prudente as maiores
empresas de telecomunicações

(Síntese) Presidente Prudente, recebeu na quarta-feira, representantes das maiores empresas em telecomunicações nacionais e internacionais, que aqui vieram com a finalidade de habilitar-se a concorrência para execução do plano diretor de expansão da telefonia na Alta Sorocabana. O encontro teve lugar na sede da Associação Comercial e Industrial, estando cerca der 50 pessoas, entre dirigentes da Empresa Telefônica Paulista, representantes de firmas inscritas e autoridades locais. (...)


 

 

Começa o novo ano-agrícola da região
(Síntese) Às vésperas do início do novo ano-agrícola com as terra praticamente preparadas para receber  a semeadura de amendoim e algodão, o chefe da Divisão Regional Agrícola faz previsão de um pequeno aumento na área dedicada ao amendoim e uma redução de aproximadamente 20% na do algodão.  O mais importante, segundo o engenheiro Jacob Tosello é que está havendo grande incremento na aplicação de adubos, prática esta adotada anteriormente por uns poucos agricultores. (...)

 

 

SOCIAIS 

Baile da Primavera – Este é o grande conjunto brasileiro – Original Music Choral – que esteve ontem abrilhantando o Baile da Primavera no Tênis Clube, mais uma realização do seu departamento social, um acontecimento tradicional do clube.

 

ESPORTES
    
Alviverde caiu em seus próprios domínios
(Síntese) A equipe da S.E. Palmeiras não foi feliz na abertura do returno do certame nacional, caindo diante do Flamengo pelo marcador de dois tentos a um, quando todos acreditavam no sucesso esmeraldino, principalmente frente ao rubro-verde carioca que não vinha bem na competição. (...)

 

CINEMA

Cine Presidente, O BARQUERO, com Lee Van Cleef

Cine Coral, A GRANDE ESCAPADA, com Terry Thomas

Cine Ouro Ouro Branco, OS 4 MALVADOS

Publicidade

Veja também