Hoje é dia de rock (obrigado, Jair de Taumaturgo!)

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da peneira e contra tapar o sol com a peneira

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 17/07/2025
Horário 05:30

No último dia 13, foi comemorado o Dia Mundial do Rock e, no embalo, saibam todos, como diria o escrivão, que a palavra rock sempre esteve nas letras de blues e, segundo me contaram, significa coito ou transa. Não é exagero afirmar que o rock and roll é filho do boogie-woogie e neto do blues. Elvis Presley gravou muitos rocks que, originalmente, são blues.
É o caso, por exemplo, de "Good Rockin Tonight", que o bluesman Roy Brown gravou em 1948, bem antes do rock aparecer de verdade. Talvez por ser negro, boicotado pelo rádio, Brown não obteve o sucesso que merecia. Dez anos depois, Elvis gravou e a música "estourou" no mundo inteiro.
Mais dois exemplos de blues gravados por Elvis: "Hound Dog" e "Mean Woman Blues". Acelera o blues que ele vira rock. 
Apesar da origem do rock ser o blues, a cantora Rosetta Tharpe assumiu a "maternidade" do ritmo. "Eu canto rock desde sempre. Esses meninos estão apenas me imitando", disse Rosetta, insinuando que "esses meninos" eram Elvis, Little Richard e outros roqueiros. Ela falava com convicção. Conhecida como a mãe do rock, a cantora abandonou a carreira e tornou-se freira. Seria ela a inventora do rock? Ou o criador teria sido o cantor Bo Diddley, aquele da guitarra retangular?
Sobre Little Richard, que perdoou o assassino de seu pai, lembro que ele gravou cinco clássicos do rock: "Tutti Frutti", "Long Tall Sally", "Ready Teddy", "Rip It Up" e "Lucille", os quatro primeiros também gravados por Elvis.  A princípio, quem fez sucesso com "Tutti Frutti" foi o cantor Pat Boone. O público branco pode ter ficado "chocado" com a versão "trepidante" de Little Richard e preferiu a versão mais "suave" de Pat Boone.
Little Richard ficou conhecido como o arquiteto do rock. Já o título de rei todo mundo sabe a quem foi outorgado. Nos primeiros dez anos de sua carreira, Elvis Presley botou pra quebrar e, a exemplo de Little Richard, também gravou rocks turbulentos. A lista é enorme e muitos rocks foram compostos por dois judeus, no caso, Jerry Leiber e Mike Stoller, fato que surpreendeu a comunidade musical negra dos EUA.
A dupla foi responsável por quase 30 sucessos de Elvis, a começar por "Jailhouse Rock" e "King Creole". Todos chegaram ao topo das paradas de sucesso. A primeira fase da carreira de Elvis foi espetacular. A segunda fase, com aquele macacão em Las Vegas, não foi lá grande coisa. Mas rei é rei. Hoje é dia de rock. Amanhã também.   
 
DROPS

Injeção de ânimo ainda não foi aprovada pela Anvisa.

Quem bebe para esquecer deve pagar o dono do bar antes de beber.

A economia explica tudo.
(Karl Marx)

Carro é como mulher: bom pra quem tem dois.
(Stanislaw Ponte Preta)

Quem comer bem? Restaurante, churrascaria, petiscaria e casa de carnes Mithan Sato, do André Sato. Dois endereços: Rua Eugênio Corazza, 487, J. São Geraldo, e Av. Ana Jacinta, 1.743. Fones: 3217-3287 e 3906-3055.
 

Publicidade

Veja também