Hoje tem 3º episódio da série Update Empresarial

Luis Isique, consultor de tecnologia e empresário 

Personagem - OSLAINE SILVA

Data 25/07/2020
Horário 05:30
Cedida -  Para Luis Isique, família é sinônimo da "presença e presente de Deus"
Cedida - Para Luis Isique, família é sinônimo da "presença e presente de Deus"

O consultor, empresário e chefe de tecnologia da Aluguel Cred (Fintech do Mercado Imobiliário), Luis Isique, 42 anos, apresenta às 9h56 de hoje o terceiro episódio da série Update Empresarial, por meio do canal O Imparcial TV no Youtube e Facebook do jornal. Acompanhe nesta entrevista um pouquinho mais desse profissional de sucesso, que foi um menino de família humilde (mas feliz). Filho de uma agente de limpeza e que teve no lugar do pai a figura de um padrasto (maravilhoso), mestre de obras que, além de ensinar-lhe muito sobre economia, o educou muito bem para a vida!

No 1º episódio, você tratou “O entendimento do que é inovação”. No último sábado, no 2º episódio, abordou os “Riscos de inovar e como prever e diminuir riscos”. Qual será a temática deste sábado?
Será sobre as “Estratégias de inovação alinhado às estratégias da empresa’”, onde vou focar no que sempre falo: estratégias de produtos, processos e pessoa. Darei exemplos práticos de como uma empresa pode alinhar as estratégias pessoais, de recursos humanos, do produto ou serviço inovador, e dos processos que ela vai ter que inovar com a missão, a estratégia da empresa. Por exemplo, um posto de gasolina tem algumas missões, visão e valor para poder vender os seus produtos (gasolina, óleo, etc). E inova colocando novos produtos, como, por exemplo, pão. De certa forma, o alinhamento desse produto é uma inovação no sentido de facilitar a vida do cliente, que encontra, além do combustível, o pão. Às vezes, a empresa vai inovar, só que ela não tem pessoa, processo para fazer isso. Assistam que darei outros muitos exemplos (risos).

O que está achando da oportunidade de “compartilhar” esses conteúdos por meio do jornal?
Motivado, feliz, encantado (risos), tem vários adjetivos que caberiam aqui. Eu já tenho um canal no Youtube, tenho um outro de inovação tecnológica para empresas tradicionais e startups. E no jornal, estou gostando muito de compartilhar com o público que acho que precisa de conteúdo diversificado. E acredito que o meu, que não é focado só em empresa, mas também em pessoas, pode agregar na vida das pessoas.

Qualquer pessoa pode acompanhar esta série?
Sim, até porque as ajudamos a pensarem melhor em inovação, produtos, processos e pessoas. Porque na verdade, quem inova nas empresas são pessoas. Então, se ela está no mercado de trabalho ou não vai consumir nosso conteúdo e ver como as empresas, atualmente, estão pensando ou deveriam pensar nesse tipo de conteúdo, que é preparar o profissional para ele poder pensar melhor em inovação e inovar na empresa.

Que conhecimentos as pessoas podem agregar a partir dessa série?
Eu imagino que as pessoas, além de conhecimento, que é uma commodity (mercadoria) hoje, estão adquirindo também sabedoria. Porque a gente não faz nada só com conhecimento, que virou uma commodity. Ou seja, não é a gente que coloca o preço, mas o mundo que regulamenta. O conhecimento hoje está muito jogado e o que estamos fazendo na série é alinhar, planilhar, digamos assim, organizar todo esse conhecimento em sabedoria. E sabedoria, ah isso é outra coisa. Sabedoria não é commodity. Sabedoria a gente agrega na vida.

Vamos falar um pouquinho da pessoa Luis Isique para quem o está conhecendo agora? 
Sou natural de Araçatuba (SP). Cheguei a Prudente em 2006 e agradeço imensamente aos prudentinos que me receberam carinhosamente, tanto que me considero um prudentino (risos). Sou casado há 20 anos com Angélica Cardoso Martins Isique. Temos dois filhos, a Lais, de 18, e o Luis Henrique, de 13. O meu plano de vida quando me mudei para Prudente (eu até disse à minha esposa) era atuar em todas as instituições de ensino e depois que eu aprendesse bastante coisa do mercado acadêmico, a nossa empresa seria uma consultoria para instituições de ensino técnico e superior. E graças a Deus hoje temos isso. Ajudamos as instituições de ensino superior a implantarem inovação, tecnologia e empreendedorismo nas suas disciplinas. Atuei no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Fapepe/Uniesp (Universidade de Presidente Prudente), Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e Toledo Prudente Centro Universitário.

Ajudamos as instituições de ensino superior a implantarem inovação, tecnologia e empreendedorismo nas suas disciplinas

Pode falar um pouco dos seus pais, irmãos?
Minha mãe, Neusa Ramos Alves, foi uma guerreirona! Ela foi gerente de lotérica e depois do setor de limpeza do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Araçatuba. Meu pai (fui criado por meu padrasto maravilhoso) senhor Gumercindo Alves, um mestre de obras que me ensinou muito, inclusive, sobre economia e a vida! Gosto do meu pai (Miguel Nilton Cavalcante Isique), mas não temos muito convívio, até pela distância, ele é farmacêutico em Araçatuba. Sou o mais novo de quatro filhos, três irmãs (risos). Gostava muito de jogar bola, soltar pipa, depois fui para a área de videogame, computador. Foi aí que me apaixonei pela tecnologia (risos). Sempre estudei em colégio público, paguei um cursinho de três meses e graças a Deus consegui entrar numa faculdade muito boa.  

Como foi sua infância, adolescência e juventude? 
Nossa, minha infância foi muito legal. Épica, como diz o meu filho. Família de classe baixa, como a grande maioria (risos). Comecei a trabalhar muito cedo, como entregador de jornal (Folha da Região em Araçatuba), entregador de marmita, trabalhei em escritório de contabilidade, mototaxista, emprego do qual consegui pagar minha faculdade, abrir minha primeira empresa (fui um dos primeiros mototaxistas de Araçatuba, olha que legal). Foi uma infância humilde, simples, mas muito feliz. Para mim tudo era festa, não via nada como problema, hoje o computador trava e para o meu filho o dia acaba (risos). A adolescência também foi bem legal. 

Qual a sua formação superior? 
Minha formação é bacharel em Processamento de Dados, pós-graduado (título especialista) em Tecnologia da Informação pela FCT/Unesp [Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista) e Gerenciamento de Projetos Práticas do PMI (Project Management Institute) Centro Universitário Senac e mestre em Informática pela UTFPR ( Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Campus Cornélio Procópio. Atuo como CTO da Aluguel Cred (Fintech do Mercado Imobiliário), tenho empresa de consultoria para empresas públicas e privadas para governança de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), atuo como consultor para IES (instituições de ensino superior) implantando inovação, tecnologia e empreendedorismo como disciplinas nos cursos da faculdade com projetos em faculdades e Universidade no Sul de Santa Catarina (SC).

Defina a palavra família.
Despesa (gargalha). Brincadeira. A presença e presente de Deus!

SERVIÇO
As transmissões da série “Update Empresarial” com Luis Isique são pela página do jornal O Imparcial no Facebook e no Youtube https://www.youtube.com/oimparcialtv. Luis Isique está no Instagram: @luisisique; Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luisisique/; e youtube.com/luisisique

SAIBA MAIS

Consultor Luis Isique em live no O Imparcial TV

Publicidade

Veja também