Um homem de 26 anos foi preso em flagrante por depredar um ônibus da SOU (Sistema de Ônibus Urbano) na manhã desta quarta-feira, no centro de Presidente Prudente.
De acordo com o boletim de ocorrência, policiais foram informados de que um indivíduo jogava pedras em um ônibus atrás da Catedral de São Sebastião, na Rua Ribeiro de Barros. Os agentes se dirigiram ao local e, ao se aproximarem, viram o autor arremessando uma pedra contra o veículo, a qual acertou a lataria.
Assim que fizeram a abordagem e captura do suspeito, notaram que ele havia danificado o vidro da porta e o de uma das janelas do coletivo, que estava parado e trancado, sem nenhum passageiro.
Ao ser questionado sobre os motivos do comportamento, o indiciado afirmou, a princípio, que o motorista o xingou anteriormente e, por isso, ele atirou as pedras. O boletim de ocorrência aponta que o suspeito "aparentou sofrer de alguma espécie de problema mental, dizendo, inclusive, que não havia tomado o remédio na data".
Em contato com a polícia, a SOU comunicou que o ônibus atingido não estava trafegando naquele momento e permanecia estacionado até o horário em que reiniciaria o seu trajeto. O motorista, por sua vez, disse não conhecer o indiciado e que nunca conversou com ele.
Ao ser formalmente interrogado, o suspeito disse possuir transtorno mental e fazer tratamento na rede municipal de Saúde. Confirmou ter atirado pedras no ônibus e o fez a pedido de uma pessoa em situação de rua. Então, contrariando o que alegou inicialmente, afirmou não conhecer o motorista que dirigia o ônibus.
Após analisar a ficha de registro criminal do acusado, a polícia verificou que ele possui passagem por delito de incêndio ocorrido em 2018, inclusive condenado à pena privativa de liberdade por tal fato. Além disso, em abril deste ano, praticou danos após aparente surto em um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade.
"A suposta conduta praticada pelo autuado indubitavelmente se reveste de gravidade extremada, mormente porque demonstra ter personalidade inteiramente avessa aos preceitos éticos-jurídicos que presidem à convivência social e conturba a normalidade da vida coletiva", apontou o delegado de plantão.
A perícia foi acionada ao local dos fatos. As duas pedras usadas como instrumentos do crime foram apreendidas.
Foto: Cedida - Ônibus foi danificado na manhã desta quarta, em Prudente
Foto: Cedida - Pedras usadas pelo indiciado foram apreendidas