Homenagem a Sérgio Chiyoda

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 23/02/2023
Horário 03:34

HOMENAGEM
Sérgio Chiyoda estará em Irapuru no domingo, quando receberá homenagem no Lions Clube de Irapuru Caçula como ex-governador do distrito LC-8. É uma prática que ocorre em todos os clubes, no mês de fevereiro, dedicado aos que já foram governadores dos distritos em todo o planeta. Chiyoda é atualmente presidente do DMLC, que abriga clubes de parte de São Paulo, Mato Grosso de Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ele pertence ao Lions Clube de Dracena Cinquentenário.

Foto: Cedida


Sérgio Chiyoda e sua esposa Rosa

MARATONA
O maratonista olímpico Paulo Roberto de Paula, de Irapuru, superou uma queda na Maratona de Sevilha, e, com muita determinação, chegou na 27ª classificação no último domingo (19).  Foi a primeira prova de Paulo de Paula, 43 anos, no ano, que terminou como o melhor brasileiro no evento. O etíope Gadisa Birhanu Shumie venceu com o tempo de 2h04min59s. Seu foco agora é obter o índice para as Olimpíadas de Paris, em 2024. Neste ano, ele deve ser presença certa no Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto, e no Pan-Americano do Chile, entre outubro e novembro.

DE IRAPURU
Seu técnico e irmão gêmeo, Luiz Fernando, sempre contesta as explorações dadas em relação à cidade de Paulo Roberto. Quando nasceram, não havendo hospital e maternidade em Irapuru, seus pais procuraram o hospital de Pacaembu, cidade vizinha, e Luiz Fernando é taxativo em afirmar que sempre foram de Irapuru, viveram a infância e adolescência naquela cidade, onde iniciaram seus treinamentos, e onde residem com sua mãe. Paulo retorna para Portugal, onde treina para as próximas competições.

AINDA NÃO
Um display instalado no trevo da Lagoa Seca, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), ainda não está em operação. Para aferir e melhor orientar os motoristas quanto à velocidade, naquele trecho o display tem sido explorado pela mídia como em pleno funcionamento, mas ainda necessita de reparos, ajustes e procedimentos complementares. É acesso ao município de Valparaíso e se trata de uma vicinal de muito movimento, pois atende a uma usina e ao polo industrial da Ajinomoto.

DENGUE
A dengue avança nos primeiros meses de 2023 na microrregião. Os casos se concentram em Adamantina, Lucélia e Osvaldo Cruz, com mortes sendo confirmadas e outras em investigação. A Secretaria de Saúde de Lucélia confirmou, na última quinta-feira, duas mortes em decorrência da doença na cidade. Ainda, segundo a pasta, outros dois pacientes estão internados na Santa Casa local.

VELÓRIO
A administração municipal de Junqueirópolis está mantendo contato com os empresários de funerárias, buscando um projeto para a construção de um novo velório para atender a comunidade. Segundo consta, são três empresas que utilizam de um só velório que não possui muito espaço para atender aos serviços e acomodar pessoas. A Prefeitura busca assim encontrar parceiros que usam daquele espaço para que possa dotar Junqueirópolis de um espaço adequado e capaz de atender a todos. O terreno já existe e será em frente ao cemitério, e basta tão somente o interesse dos empresários locais.

IRAPURU
O problema dos velórios está em todos os municípios. O espaço de propriedade do poder público existe e na região em centros maiores, empresas funerárias possuem os seus próprios velórios. Irapuru é o único município de porte médio, em nível de região, que possui um velório moderno, amplo e que tem capacidade para abrigar quaisquer serviços. O empresário Eduardo Rugieri, proprietário da Funerária Irapuru, a exemplo de outras cidades, construiu realmente um espaço não visto em algumas cidades de maior porte. Segundo ele, o espaço público é pequeno e, por vezes, não tendo condições de dar suporte a velórios de maiores proporções. O espaço é elogiado pelos outros municípios e conclui que todas as comunidades devem possuir espaço com maior comodidade para que familiares e amigos possam velar seus entes queridos.

FILOSOFANDO EM PROSA
Dizem os experientes
E falam sem ter receio,
De que homem desonesto
Neste mundo anda cheio.
                                          (José Costa)

Publicidade

Veja também