Homenagem emocionante

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 06/11/2022
Horário 04:10

A Câmara Municipal viveu noite de emoção na sexta-feira (4), especialmente com o pronunciamento do homenageado com o título de Cidadão Prudentino, o promotor de Justiça da Infância e Juventude em Presidente Prudente, Marcos Akira Mizusaki.

COM POUCAS PALAVRAS
Natural de Presidente Bernardes, o promotor, que é do Geduc (Grupo Especial da Educação), destacou a educação recebida de seus pais, os produtores rurais Hisaya e Eliza, com poucas palavras, mas com muitos exemplos diários.

MOTIVO PARA CHORAR 
Pais que estudaram até a 4ª e a 8ª série, respectivamente, do ensino fundamental. Em certa ocasião, vendo o filho estudar e folheando os livros de direito, o pai disse que seu sonho era de ter sido juiz. O filho chorou naquela ocasião e agora ao relembrar o fato. 

CARREIRAS BRILHANTES
Na tribuna da Câmara foi exposta a história de uma família na qual todos trabalharam na roça e os filhos estudaram e seguiram carreiras em excelentes profissões: promotor, procuradora, professora universitária, juiz e delegado de polícia.

GRATIDÃO E TERNURA
O pai morreu novo e a mãe, com 80 anos de idade, esteve presente na homenagem. Foi a ela que o homenageado se dirigiu diretamente, para enaltecer e agradecer pela educação e a formação profissional dos cinco irmãos.

A MAIS IMPORTANTE
O prefeito Ed Thomas (sem partido), com sua enorme habilidade em comunicação e sensibilidade em filtrar os sentimentos humanos, disse que a figura mais importante da noite era dona Eliza.

ORDEM SUBVERTIDA
O chefe do cerimonial, jornalista Maycon Morano, captou a mensagem e subverteu a ordem, pela qual, pela tradição, o último a falar é o homenageado, na condição de figura mais importante da noite.  

PELO BOM SENSO
Como o bom senso leva a agir com sabedoria, quem falou por último foi a dona Eliza, que em poucas palavras disse muito sobre seus bons filhos, contando que todos levantavam entre 3h e 4h da manhã para tirar leite.

VISÃO DE PROFESSORA
O primeiro de 12 pronunciamentos, sendo um deles por vídeo, foi o da vereadora autora da homenagem Professora Joana D´Arc (PSB), ex-secretária municipal de Educação e que conviveu bastante com Marcos Akira durante os sete meses à frente da pasta.

AJUDA PARA A EDUCAÇÃO
A vereadora começou dizendo que Akira significa talentoso, brilhante e resplandecente. Revelou o quanto tem ajudado a rede municipal de ensino. Finalizou dizendo que a homenagem é um reconhecimento à trajetória de alguém humilde, humano e acolhedor.

OITO VEREADORES
Dentre as autoridades, além de Joana, compareceram os vereadores Demerson da Saúde (PSB), Douglas Kato (PTB), Professor Negativo (Pode), Miriam Brandão (Patriota), Nathalia Gonzaga (PSDB), Wellington Bozo e William Leite, ambos do MDB.

GENTE DA JUSTIÇA
O procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Sarrubbo, falou por vídeo.  Esteve presente o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Spencer Almeida Ferreira. Falou na tribuna o promotor Gilson Amâncio.

Publicidade

Veja também