Homenagem na Câmara de Pirapozinho

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 15/04/2023
Horário 06:30
Foto: Antonio Lucena
Sessão extraordinária contou com a presença dos homenageados, representantes de entidades e convidados que lotaram o auditório da Câmara Municipal de Pirapozinho
Sessão extraordinária contou com a presença dos homenageados, representantes de entidades e convidados que lotaram o auditório da Câmara Municipal de Pirapozinho

No dia 12 de abril, foram homenageadas 16 personalidades e entidades de destaque do município de Pirapozinho. A honraria foi concedida no mês em que a cidade completa 74 anos de emancipação político-administrativos
Entre os homenageados, a colunista Graziela Fernandes, que recebeu o Certificado de Mérito do Hino Oficial “Desbravadores”, conforme disposto no Decreto Legislativo 005 de 22/03/2023 de autoria do vereador Jurandir de Lima (DEM).
Na noite de celebração, foram homenageados: Luiz Henrique Braga, Odair Miguel Ribeiro, Joaquim Pereira Elias, Pastoral da Juventude, os médicos Ellen Navarro Justinho Bongiovani e Rodrigo Nunes Menezes, Alex Luis Pereira da Silva, José Nascimento Torres, SOS Animais, Alcione Marcelino, Tenente Paulo Aparecido da Silva, Pedro Henrique Soterroni, Casa da Agricultura, Maria Terezinha Serafim Gomes, e o jogador Abner Vinicius da Silva. 

Cedida | Claudinei Dinello

Graziela Fernandes, colunista de O Imparcial, ao lado de familiares e amigos que acompanharam a homenagem

Segurança nas escolas
Nesta semana, um assunto tomou conta das rodas de conversas, ganhou muita repercussão entre autoridades, pais, professores e alunos: as mensagens com ameaças de ataques a escolas. 
Na última quinta-feira, autoridades municipais, gestores escolares, forças policiais e membros de conselhos estiveram reunidos para debater a questão da segurança nas escolas.
O objetivo foi oferecer aos representantes da educação, orientações das ações da administração municipal e das forças policiais: Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, quanto à segurança nas unidades escolares. 
Já está em atuação um gabinete de inteligências que envolve as polícias Civil e Militar no Estado de São Paulo que averigua toda e qualquer ameaça ou incitação de violência nos ambientes escolares.

Orientações aos dirigentes escolares
No encontro desta semana, a mensagem deixada pelo delegado de Polícia da cidade, Rafael Galvão, pelo policial militar, Marcelo Favaretto, e pelo 2º Sargento Vandre Banheti, do Corpo de Bombeiros, é de que os gestores das unidades escolares e professores sejam os multiplicadores de boas informações aos pais, tranquilizando-os de que nada há de concreto sobre as mensagens postadas.
Foi solicitado que os gestores acionem as polícias, para providências, quando houver algum fato motivador. 

Medidas municipais
Para o prefeito Lucas Padovan dos Santos Pavani, a adoção de tecnologias faz parte do planejamento da Prefeitura de Pirapozinho. “Solicitei para que de forma emergencial fossem instalados portões eletrônicos com detector de imagem nas unidades escolares da Rede Municipal de Educação. Outra medida que a administração adotará será a instalação de câmeras para monitoramento interno e externo. Já estão sendo levantadas todas as necessidades para abertura do processo licitatório para efetivação desta ação. Essas são ferramentas para caso de emergência, as autoridades sejam comunicadas rapidamente”, disse o prefeito.

Vigilância nas unidades escolares de Narandiba
Em Narandiba, autoridades do município também estiveram reunidas para discutir a segurança nas escolas. Uma das deliberações está a atividade delegada, um patrulhamento extra da Polícia Militar que será custeado pelo município e intensificado de segunda à sexta-feira. 
Assim como Pirapozinho, a cidade também contratará com vigilância para as escolas e reformulará protocolos de acesso às unidades escolares. 

População menor
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Tarabai mostra uma leva queda na população, passou de 6.607 em 2010 para 6.475 em 2022.
Os números foram apresentados em reunião com representantes do IBGE e autoridades da cidade. 

Joelington Soares | Jornal O Grande

IBGE apresenta dados para autoridades da cidade de Tarabai

Moto Auto Café
Hoje e amanhã, tem mais eventos em comemoração aos 74 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Pirapozinho. É o 1° Moto Auto Café na Praça Integrada de Esporte e Lazer "Elza Husek Lonchiati", no Trevo Norte (em frente à Sina).
Entre as atrações, hoje tem show com a Banda Meia Noite Bar e a dupla Ane&Dom, a partir das 16h e Feira do Artesanato. Amanhã, a partir das 8h, banda Universo Paralelo. 

Publicidade

Veja também