HORA DO RUSH

Com uma frota que não para de crescer, a Semob informa que estratégias já são pensadas para que, em um futuro breve, o município esteja preparado para comportar os veículos, sem que haja um caos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 05/12/2019
Horário 09:38
Jean Ramalho - Conforme Denatran, Prudente conta com 174.954 veículos
Jean Ramalho - Conforme Denatran, Prudente conta com 174.954 veículos

O fato de que a cidade de Presidente Prudente já há algum tempo se tornou um polo regional de desenvolvimento não é novidade para ninguém, e isso pode ser visto, como um reflexo, na quantidade de pessoas que circulam com seus veículos durante todo o dia, sobretudo, na famosa hora do rush, que são os horários de maior movimento. Com uma frota que não para de crescer, a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) informa que estratégias já são pensadas para que, em um futuro breve, o município esteja preparado para comportar, sem que haja um caos, veículos de Prudente e região que por aqui trafegarem. Um exemplo disso é a possibilidade de manter principais avenidas, que hoje atuam com dois sentidos – centro e bairro –, com um só sentido.

O titular da pasta, Adauto Lucio Cardoso, aponta que esse crescimento no trânsito pode ser visualizado ainda ao analisar a quantidade de garagens e concessionárias que mantêm um ritmo constante de vendas. “Prudente já se consolidou como um polo, realmente. Em pouco tempo, teremos quase que um veículo por habitante”. Justamente por isso é que ele afirma que a pasta já começou a cogitar a possibilidade de deixar estudos para as próximas gestões, de forma que, quando necessário, estratégias sejam tomadas para controlar o trânsito prudentino.

“Algumas das opções seriam: pegar avenidas grandes e próximas e deixá-las com um sentido só para o fluxo de veículos, como se fosse, por exemplo, a Avenida Manoel Goulart com a mão sentido bairro – centro e a Avenida Washington Luiz com o sentido oposto”. Além dessa possibilidade, ainda está a central semafórica, ideia que surgiu há anos, mas que ainda não foi instalada pela Prefeitura. “Monitoramento real e que ajudaria e muito no fluxo da cidade. Gostaríamos que ela iniciasse as atividades no próximo ano, mas o processo ainda segue em andamento”.

Hoje, para que o trânsito tenha o menor impacto possível, Adauto comenta que manutenções são feitas nos semáforos da cidade, de forma que trabalhem em boas condições, além de estratégias pensadas para melhorar esse serviço, como a direita livre – que permite a conversão à direita independente do semáforo estar ou não aberto em alguns pontos da cidades – e criação de novos semáforos, como na entrada do bairro Monte Alto, vindo da Avenida Manoel Goulart. “Hoje a situação ainda é considerada como normal, em relação ao trânsito, mas estamos em constante acompanhamento”.

SAIBA MAIS

Conforme divulgado por este diário em outubro deste ano, um levantamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) aponta que Presidente Prudente conta com 174.954 veículos. Ao mesmo tempo, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município conta com 228.743 pessoas, resultando em média de 1,3 habitante por veículo.

Publicidade

Veja também