Horta Municipal beneficia 114 entidades

Ao todo, 12 mil pessoas atendidas por instituições filantrópicas são contempladas com verduras e legumes produzidos no local

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 18/02/2016
Horário 12:25
Com o objetivo de beneficiar 12 mil pessoas atendidas por 114 entidades filantrópicas de Presidente Prudente, incluindo igrejas e escolas municipais, a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), por meio do serviço da Horta Municipal, produz mensalmente uma grande diversidade de legumes e verduras. A colheita é produzida em uma área de horta tradicional, de aproximadamente 36 mil metros quadrados, incluindo o sistema hidropônico – responsável pelo cultivo de 3 mil mudas de verduras. De acordo com o técnico em agropecuária e encarregado da horta, José Aparecido Nunes Sampaio, entre o dia 1º de novembro de 2015 e 31 de janeiro de 2016, foram produzidos 600 maços de alface, 200 kg de cenouras, 400 maços de almeirão, 250 kg de berinjela, 300 maços de cheiro verde, 180 kg de mandioca, 100 maços de rabanete, 150 kg de repolho, 80 maços de rúcula, 100 kg de nabo, 150 maços de cebolinha, 280 maços de agrião hidropônico e mais 3 mil pés de alface hidropônico.

Segundo o técnico, a principal variação da produção tem relação com a instabilidade climática, uma vez que esta "influencia na quantidade de plantação e colheita". Sendo assim, a distribuição depende deste fator. "Dividimos os alimentos entre as entidades, conforme a capacidade de produção", esclarece.

Jornal O Imparcial Cultivo de verduras é realizado em área de aproximadamente 36 mil m², no Jardim Carandá

Além de um serviço público social, os trabalhos influenciam na saúde dos consumidores, haja vista a "mínima aplicação de agrotóxicos" no modo hidropônico. "Este sistema é o que garante o estoque semanal, já que ele independe do clima", aponta José Aparecido.

Hidroponia


O sistema hidropônico, como explicado pelo profissional, é o método de plantio que possui como técnica o cultivo de plantas sem solo, em que as raízes recebem recursos nutritivos provenientes da água, sendo essenciais para o desenvolvimento da planta. "Para alcançar ótimos resultados é muito importante monitorar regularmente o pH da solução nutritiva", explica o técnico.
Publicidade

Veja também