Hospitais em Prudente cancelam cirurgias e exames por falta de insumos

Santa casa e Iamada suspendem operações eletivas e atendimentos não prioritários, enquanto HR interrompe exames agendados

Arquivo - Na Santa Casa de PP, estoques chegaram ao limite mínimo
Arquivo - Na Santa Casa de PP, estoques chegaram ao limite mínimo

Em função da paralisação do transporte rodoviário em âmbito nacional, hospitais de Presidente Prudente já encontram desafios para manter o atendimento regular ao público. A Santa Casa de Misericórdia e o Iamada comunicam, em informes publicados nas redes sociais, a suspensão temporária de cirurgias eletivas e o corte dos atendimentos não prioritários no pronto-socorro. Já o HR (Hospital Regional) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo informa que a partir de hoje, todos os exames laboratoriais eletivos estarão suspensos e lembra realizar reuniões diárias para acompanhar a dificuldade do abastecimento hospitalar, sendo que os impactos já começaram a ser vistos no início desta semana.

Na nota, a santa casa explica que deixou de receber medicamentos e insumos e, desta forma, os estoques chegaram ao limite mínimo. Com o objetivo de evitar prejuízos aos pacientes internados e atendimentos de urgência e emergência, decidiu, portanto, deixar de realizar momentaneamente as cirurgias eletivas e receber casos não prioritários. Sendo assim, solicita que a população só se dirija ao PS em situação de extrema necessidade. Já o atendimento de urgência e emergência será mantido até o esgotamento dos insumos. Com relação aos pacientes internados, a diretoria afirma que “empenha todos os esforços para a manutenção do atendimento, sem qualquer prejuízo, até a regularização do fornecimento do material hospitalar, tendo a efetiva colaboração da classe médica, enfermagem e demais colaboradores”.

O HR, por sua vez, esclarece que além da suspensão dos exames laboratoriais, pela falta de insumos necessários, medida tomada para priorizar os exames em pacientes internados e emergenciais, lembra que a partir de hoje, haverá uma redução de cerca de 50% nas cirurgias eletivas de diversas especialidades, também pela falta de materiais. “Com relação às cirurgias eletivas, a possibilidade de realização ou não delas também será avaliada diariamente e por especialidade”, acrescenta.

Na rede municipal de Saúde, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) garante que o fornecimento de medicamentos segue normalmente devido ao estoque mantido pelo município.

Conforme o Hospital Iamada, a “crise nacional instalada” fez com que a entrega dos materiais fosse comprometida, bem como os estoques, que passam a ficar reduzidos. “Desta forma, serão suspensas as cirurgias eletivas momentaneamente, bem como os atendimentos não prioritários em nosso Pronto Atendimento. Em relação aos pacientes internados, vamos priorizar o atendimento visando não causar prejuízos aos mesmos”. Ainda segundo a unidade, todos os envolvidos nas equipes multidisciplinares estão colaborando “em todos os sentidos” até que a situação se regularize.

O Hospital Estadual de Presidente Prudente e o Hospital Maternidade Nossa Senhora das Graças, questionados, afirmam não terem sofrido, até o momento, com a paralisação dos caminhoneiros ou falta de equipamentos. “Nossa única preocupação era com o abastecimento de oxigênio, que ocorreu na manhã de hoje [ontem]”, afirma Gessilda Mancini, administradora do Hospital Maternidade Nossa Senhora das Graças.

 

SERVIÇO

A Secretaria de Estado da Saúde convoca, desde ontem, doadores de sangue para que aumentem os estoques dos bancos de sangue e plaquetas em todo o Estado. A medida, conforme a secretaria, visa manter os estoques durante o período de paralisação dos caminhoneiros, para garantir os atendimentos de urgência, emergência e cirurgias nos hospitais.

 

Como doar

- Estar em boas condições de saúde

- Comparecer alimentado ao posto de coleta

- Ter entre 16 e 69 anos

- Pesar mais de 50 kg

- Levar documento de identidade original com foto recente

Para horário de funcionamento e os endereços dos demais postos de coleta no Estado, acesse: www.saude.sp.gov.br

 

 

Publicidade

Veja também