Hospital de Esperança articula ensino prático com a Unoeste

Parceria busca contribuir com formação acadêmica de alunos da área da saúde e com os atendimentos aos pacientes oncológicos realizados pelo hospital

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 21/01/2024
Horário 06:12
Foto: João Paulo Barbosa
Reunião realizada no Hospital de Esperança de Prudente
Reunião realizada no Hospital de Esperança de Prudente

Com foco na eficiência, qualidade e sustentabilidade dos serviços de saúde ofertados pelo HE (Hospital de Esperança) de Presidente Prudente, a nova gestão administrativa da unidade, que agora tem como diretor-presidente o empresário Ricardo Anderson Ribeiro, pretende buscar novas parcerias e fortalecer as existentes para melhorar os atendimentos aos usuários. Essas mudanças vão ocorrer com a execução de ações que serão trabalhadas em parcerias com instituições de saúde e educação, a exemplo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que já é parceira do hospital e, também com futuros convênios.

“Assumi a gestão do hospital no dia 2 de janeiro e posso afirmar que precisamos de mais parceiros. Temos a Santa Casa, que sempre esteve ao nosso lado, a Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente, a Unoeste com todo seu conhecimento, e a comunidade que sempre contribuiu de forma significativa para a construção e manutenção de toda a nossa estrutura. Atualmente, o hospital mantém poucas internações, o que mais atendemos são os procedimentos de quimioterapia e radioterapia. Precisamos expandir mais, temos a possibilidade de atender mais pacientes que necessitam de tratamento”.

Ricardo é empresário em Prudente no ramo da hotelaria e tem sua visão voltada ao bem-estar de clientes, o que, para ele, é de grande valia nas ações que pretende realizar no HE. “Vejo o hospital como um grande hotel. Aqui trabalhamos 365 dias por ano e 24 horas por dia, a rotina é igual, desde escala de revezamento, lavanderia. Isso facilita muito pra mim na parte administrativa. No que diz respeito à parte clínica, eu convidei o Dr. Enio Perrone, médico urologista que sempre esteve ao meu lado em diversas parcerias que já realizamos”, fala.

O presidente pontua que sempre esteve envolvido com ações realizadas pela Santa Casa de Prudente. Ele já desempenhou a função de tesoureiro em outras administrações, mas hoje sua visão está voltada para as necessidades do Hospital de Esperança. “Eu tinha uma visão do hospital enquanto cidadão, mas aqui dentro agora como presidente vejo que as ações precisam ser estratégicas. Estamos lidando com tratamento do câncer, doença que mexe com o paciente e com a gente também. Aqui é preciso se doar mais, se dedicar mais. Para me ajudar nessa administração, eu trouxe uma equipe consolidada que sei que irá trabalhar alinhada com a proposta de melhorar cada vez mais”.

Parceria com a Unoeste

Parceiro da Unoeste desde quando era presidente da Acipp, Ricardo Anderson sabe da qualidade do ensino da instituição. “A Unoeste, com sua importância e suas qualidades, só vem a somar com o trabalho que pretendemos realizar aqui. A parceria é ótima, porque aqui temos a matéria-prima que são os momentos de prática para os alunos aprimorarem o conhecimento da sala de aula, e a universidade possui a mão de obra que já é qualificada para ajudar e lidar com a população que necessita de um atendimento humanizado. Então é uma via de mão dupla”.

Na semana passada, representando a reitoria, o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, acompanhado do assessor de reitoria, Ismael Silva, esteve presente no Hospital de Esperança para uma visita às dependências e alinhamento das ações que serão realizadas em conjunto. “Em um mundo cada vez mais interconectado, as parcerias institucionais oferecem oportunidades inestimáveis para ampliar horizontes acadêmicos e práticos. No contexto da área de saúde, estas colaborações não apenas aprimoram o conhecimento teórico, mas também proporcionam aos nossos alunos uma compreensão mais profunda e contextualizada da prática clínica, pesquisa e gestão”.

Dr. Creste ainda reforçou que a experiência prática é fundamental para a formação de profissionais competentes e confiantes, preparados para os desafios do ambiente de trabalho. E que essa preocupação é uma premissa da instituição. “Reconheço o papel crucial que as colaborações externas desempenham no enriquecimento da experiência educacional e no preparo dos futuros profissionais de saúde. E desejamos aos nossos alunos que eles alcancem e conquistem seus sonhos. Realizamos parcerias como essa para que eles tenham o que há de melhor e em formação acadêmica”.

Por fim, o pró-reitor concorda com o presidente do HE de que a parceria é sim uma via de mão dupla. “Ao envolver nossa instituição em colaborações sólidas, não apenas oferecemos oportunidades valiosas aos nossos alunos, mas também contribuímos para o avanço e aprimoramento do cenário de saúde aqui em Prudente. A Unoeste transforma o entorno de onde está inserida, seja aqui, em Jaú ou em Guarujá”, finaliza. 

Fotos: João Paulo Barbosa

Diretor-presidente do Hospital de Esperança de Prudente, Ricardo Anderson Ribeiro

Publicidade

Veja também