Hospital do Rim: Carim ressalta importância do apoio do Legislativo municipal

Diretoria foi convidada pelos vereadores de Prudente a falar na tribuna durante a sessão ordinária da 18ª legislatura, na tarde de ontem

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/03/2021
Horário 11:21
Foto: Cedida
Tuboni também entregou o portfólio do projeto de construção do Hospital do Rim
Tuboni também entregou o portfólio do projeto de construção do Hospital do Rim

A diretoria do Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico e Transplantado) foi convidada pelos vereadores de Prudente a falar na tribuna durante a sessão ordinária da 18ª legislatura, na tarde de ontem.

Durante a palavra, o presidente, Cássio Tuboni, destacou a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e governo de Presidente Prudente, onde a entidade irá assistir pacientes cadastrados nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e ESF (Estratégia da Saúde Familiar) do município, cuja primeira ação será a campanha em alusão ao Dia Mundial do Rim, entre os dias 11 e 18 de março.

O objetivo é priorizar a prevenção da Doença Renal Crônica, sobretudo, àqueles prudentinos que sejam diabéticos e hipertensos crônicos, já que tais doenças são fatores de risco para a DRC. O acompanhamento ocorrerá por volta de seis meses a um ano, e após este período, o paciente retorna à UBS do seu bairro. 

Tuboni também entregou o portfólio do projeto de construção do Hospital do Rim.

“Essa casa de leis é parte fundamental do alicerce deste hospital. É um projeto ousado, mas o que nos faz seguir em frente é saber que temos o apoio de vocês, e do governo municipal de Prudente”, destacou. 

Por fim, o presidente do Carim também informou que a entidade buscará apoio das cidades vizinhas, já que o hospital atenderá os 45 municípios do DRS-Xl (Departamento Regional de Saúde). “A nossa intenção também é implantar junto a esses municípios, a lei, de autoria do vereador Ênio Perrone, que dá direito ao paciente renal crônico de ser considerado deficiente físico orgânico”, completou Tuboni. 

Em seguida, a presidente fundadora e atual vice, Sumaia Zakir, salientou que por vivermos em uma época atípica, existe a dificuldade de desenvolver ações em busca de arrecadação, por isso, o repasse de verbas do legislativo é de extrema importância. 

O presidente da casa, Dermerson Dias, parabenizou o trabalho do Carim, reafirmou a parceria com a legislatura e colocou a equipe técnica da Câmara de Prudente à disposição, caso a entidade tenha dificuldade em implantar a Lei de Emendas Impositivas ao Legislativo das cidades da região.
 

Veja também