Hospital em Pirapozinho

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 28/11/2021
Horário 06:34

Autoridades das cidades de Narandiba, Estrela do Norte, Pirapozinho, Tarabai e Sandovalina estiveram reunidas esta semana com o deputado federal, Ricardo Izar (Progressistas) para discutir a implantação de um hospital na cidade de Pirapozinho para o atendimento à microrregião.
De acordo com as autoridades presentes no encontro, seria uma unidade de baixa complexidade, mas o SUS (Sistema Único de Saúde) define baixa complexidade o alcance das Estratégias de Saúde da Família. Hospital e UPA (Unidades de Pronto Atendimento) são classificadas com nível de complexidade média, segundo o SUS.
O fato é que, Pirapozinho hoje não tem uma unidade reconhecida como Unidade de Pronto Atendimento (repito, de fato e de direito), é uma unidade de observação, como já apontamos na coluna e que foi super equipada por conta da pandemia, funcionando então, como uma espécie de UPA para a microrregião.

FALTA OLHAR PARA A SAÚDE
A pandemia por si justificaria reconhecer a unidade já existente de Pirapozinho como Unidade de Pronto Atendimento, uma UPA, para que, assim, os recursos que chegam para manutenção da saúde também sejam compatíveis com o porte do atendimento à população.
A unidade hospitalar em discussão agora com as esferas estadual e municipal deve contemplar a média complexidade. Os municípios podem ser organizados num consórcio, como feito no caso do aterro sanitário para garantia de recursos para manutenção da unidade hospitalar.
O deputado federal Ricardo Izar comprometeu-se em buscar recursos financeiros para a construção e instalação deste hospital.

SEM BENEFÍCIO
Em todo o Estado de São Paulo, há relatos de beneficiários do Programa Bolsa Trabalho que enfrentam problemas para sacar os seus benefícios. Em Pirapozinho, não é diferente. O governo do Estado já admite o fato.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, há problemas na entrega e no funcionamento dos cartões para saque e que está tomando as medidas cabíveis para resolver o problema.

SOBRE O PROGRAMA
O Bolsa Trabalho tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das prefeituras. 

MUTIRÃO DE SAÚDE EM PIRAPOZINHO
Amanhã será realizado na Estratégia de Saúde da Família, ESF Arisa Berbert Chedid, do Parque Residencial Natal Marrafon, um mutirão de saúde com testes rápidos de sífilis e HIV, preventivo do câncer do colo do útero (papanicolau) e a vacinação da Covid-19 para todas as doses, de acordo com a disponibilidade. 
As vacinas serão destinadas para a população de todo o município. O exame preventivo e os testes rápidos, no entanto, somente aos moradores do bairro Natal Marrafon, que são atendidos na ESF IV. O mutirão será realizado das 16h às 20h30. 

PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA
O vereador Jurandir Lima usou as redes sociais para falar de um projeto que o Apiário Ferreira Mel está desenvolvendo para fomento do turismo na região.
Segundo a manifestação do vereador, os empresários do apiário estão construindo um engenho para que os turistas conheçam um pouco da história dos afrodescendentes no Brasil. Durante o relato, o vereador fala da destinação das pedras de paralelepípedos retiradas das ruas da cidade para finalizar a obra do projeto turístico.
“As pedras estão em uma área próxima da garagem municipal, carregam a nossa história e seria importantíssimo destinarmos para um projeto riquíssimo que resgata a história dos negros no Brasil, num espaço que preserva o maior museu aberto com a memória da formação da nossa região”, disse Lima.

LEI DE COMODATO
O vereador deve protocolar um projeto de lei para regulamentar comodato para empresas cadastradas no Comtur. “Estes paralelepípedos podem ser usados por estas empresas por meio de uma lei de comodato. Daremos uma destinação digna para as pedras que são parte da nossa história”.
 

Publicidade

Veja também