Hospital implanta Comitê de Ética em Pesquisa

Grupo é composto por 16 profissionais multidisciplinares e tem previsão para início dos trabalhos em março deste ano

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 17/01/2018
Horário 11:28

Para estimular o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde, o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) implantou oficialmente o CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), na segunda-feira, tornando-se pioneira entre as unidades hospitalares da região. O comitê será formado por 16 profissionais multidisciplinares, ou seja, com várias funções, sendo coordenado pelo médico urologista Felipe de Paula. A previsão de início das atuações é para março deste ano, após o período de treinamento dos membros, iniciado no começo deste mês.

O lançamento oficial do CEP contou com a participação do coordenador do Conep (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa do Brasil), Jorge Alves de Almeida Venâncio, que explica que a função do comitê é analisar os pedidos de pesquisa e proteger seus participantes. Acrescenta que, no Estado de São Paulo, há outros 196 comitês de ética, dos quais, três se localizam em Prudente, mas são voltados para a área acadêmica. Assim, considera que o grupo irá colaborar com os avanços na área, além de atualizar o pessoal técnico.

“O projeto pareceu importante para a região, pela dimensão do hospital. Além disso, a oncologia tem evoluído rapidamente, então, tem muita coisa sendo descoberta. Isso traz benefícios para os pacientes e os médicos”, afirma. O coordenador pontua que o comitê garante que os direitos dos participantes em uma pesquisa sejam cumpridos, como continuar recebendo medicamento após o término da pesquisa, que, em média, leva de um a dois anos; não ser pressionado para tal participação; e não ter seus dados revelados sem seu consentimento.

“Primeiro, a pesquisa precisa ser apresentada ao grupo de profissionais para que seja apreciada, após isso, os participantes assinam um termo de consentimento livre e esclarecido, em que é explicado todos os seus direitos”, complementa.

 

No hospital

A criação do comitê completou os três pilares, sob os quais o HRCPP foi criado: prevenção, pesquisa e tratamento. Conforme o presidente do hospital, Antonio da Cunha Braga, os demais pilares são desenvolvidos a partir da realização de exames de ultrassom, para descoberta do câncer e das sessões de quimioterapia e radioterapia. Expõe ainda que o CEP foi aprovado em dezembro do ano passado e, para começar a funcionar, os integrantes já estão passando por uma capacitação, que iniciou no dia 8 de janeiro e já está na sua terceira reunião.

“A pesquisa começa agora com esse comitê, que é importante para estimular as áreas. Com isso, sendo o primeiro, o hospital se coloca na vanguarda, com visão moderna de que a pesquisa tem que caminhar junto com esses outros dois pilares: prevenção e tratamento”, completa. Ele finaliza dizendo que o comitê já possui dois projetos de pesquisa para serem analisados. “A função é analisar do ponto de vista ético se essa pesquisa faz consideração ao ser humano, se não o coloca em risco, se traz benefícios”.

Publicidade

Veja também