Hospital promove campanha Junho Vermelho

Unidade necessita de todos os tipos sanguíneos, especialmente RH Negativo e B+; nesse período os estoques ficam em torno de 20% abaixo da quantidade ideal

PRUDENTE - Da Redação

Data 22/06/2019
Horário 09:08
Arquivo - Campanha visa repor estoque de sangue e conscientizar população
Arquivo - Campanha visa repor estoque de sangue e conscientizar população

O Núcleo de Hemoterapia do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente promove a campanha “Junho Vermelho”, com a finalidade de aumentar o estoque de sangue da unidade e conscientizar a população sobre a importância de doar sangue durante todo o ano.

Segundo o diretor do HR, José Antônio Nascimento Bressa, nesse período os estoques da unidade ficam em torno de 20% abaixo da quantidade ideal. “Verificamos uma queda nas doações durante o período de inverno e as férias de julho. Por isso, a importância de realizarmos uma campanha de conscientização”, explica.

Não existe restrição de doação para tipos sanguíneos. Porém, atualmente, a maior necessidade é do tipo sanguíneo B+ e do grupo RH Negativo, por serem mais raros. O ato de doar leva no máximo 30 minutos e o organismo repõe o volume doado nas primeiras 24 horas após a doação.

Os funcionários do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) se mobilizam para colaborar com a causa durante todo o mês de junho. O presidente do Grupo de Trabalho de Humanização do ambulatório, Augusto Amaral, diz que todos estão motivados pela solidariedade. “Esperamos que cerca de 40 colaboradores nos auxiliem nesta campanha”, afirma.

O hemocentro tem capacidade para quatro pessoas ao mesmo tempo e armazena 2 mil bolsas, além de arrecadar, em média, 1,4 mil bolsas de sangue por mês.

Recomendações

Após doar, a pessoa deve beber muito líquido, pois isso auxilia na reposição do volume de sangue que saiu do seu organismo. Também é recomendável não fumar por pelo menos duas horas e não fazer esforço físico. Se possível, tirar o restante do dia para descansar e manter o cuidado com a saúde com uma alimentação saudável.

Requisitos para doar

- Ter idade entre 16 e 70 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis) e estar com a saúde em dia;

- Pesar, no mínimo, 50 kg;

- Apresentar documento com foto;

- Ter tido uma boa noite de sono;

- Não estar em jejum e nem ter se alimentado com comidas gordurosas até 4h antes;

- Não ter consumido bebidas alcoólicas no mínimo 12h antes de doar;

- Não é possível doar, temporariamente, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Serviço

O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional está localizado na Rua José Bongiovani, 1.297, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (18) 3229-1570.

Publicidade

Veja também