HR 26 anos: parceria com Unoeste gera acolhimento humanizado

Local construído pelo professor Agripino e estadualizado em 2009 é o único hospital 100% SUS do país a possuir o Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 19/02/2023
Horário 05:10
Foto: Cedida/Unoeste
Para funcionar 24h, Hospital Regional conta hoje com 2.135 colaboradores
Para funcionar 24h, Hospital Regional conta hoje com 2.135 colaboradores

Considerado o terceiro maior hospital público do Estado de São Paulo e inaugurado em 1997 pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), na época como Hospital Universitário Doutor Domingos Leonardo Cerávolo – uma idealização do professor Agripino de Oliveira Lima Filho (in memorian) –, o Hospital Regional de Presidente Prudente completa nesta quarta-feira (22) 26 anos. O HR, assim como popularmente é chamado, tem como característica forte a residência médica. Atualmente são 220 residentes médicos nas mais diversas especialidades de medicina, e mais de 20 residentes multiprofissionais, a exemplo de fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas envolvidos em todas as ações assistenciais do hospital. E numa parceria firmada com a Unoeste, a unidade também funciona como campo de estágio para alunos de Medicina e outros cursos da área da saúde.
Referência em assistência médica eletiva e em atendimentos de urgência e emergência, o Hospital Regional atende hoje a 45 municípios do oeste paulista, com demanda indireta de pacientes que também vêm do Paraná e Mato Grosso do Sul. Desde que foi estadualizado pelo Governo de São Paulo, em 13 de fevereiro de 2009, data em que foi adquirido pelo Estado, ele é mantido pela Associação Lar São Francisco na Providência de Deus. A estrutura do HR comporta 550 leitos, todos do SUS (Sistema Único de Saúde). Além destes, há mais 56 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 20 adultos, 10 coronarianas, seis pediátricas e 20 neonatais. E para manter tudo funcionando 24 horas por dia, o hospital conta com 2.135 colaboradores.
Em maio de 2019, o HR se tornou o único hospital 100% SUS do país a possuir o Selo de CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), uma certificação dada pela APM (Associação Paulista de Medicina) que premia os hospitais que seguem o roteiro de exigências que garante aos usuários da unidade, um serviço de qualidade e excelência. É uma certificação que poucos hospitais do Brasil possuem.
À frente da gestão do hospital há seis anos, o atual diretor de unidade do Hospital Regional e do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), frei Tarcísio Marchini, acredita que o HR segue valorizando o espírito de fundação do antigo Hospital Universitário. “Quando o professor Agripino fundou este hospital de uma maneira profética, visando esta megaestrutura no passado, ele vislumbrava sanar as dificuldades do acesso à saúde em nossa região, que era vista por muitos como o ‘sertão’ do Estado de São Paulo. Era uma população muito carente de assistência em saúde, mas com muita potencialidade. E o que o professor Agripino sonhou, se concretizou. Chegamos aos 26 anos com o número de atendimentos elevado e servindo a todo o oeste paulista com qualidade”, lembrou, fazendo questão de enaltecer a contribuição de Agripino na obra.
A atual gestão do hospital tem preservado o legado deixado pelo professor Agripino, e dado continuidade ao espírito franciscano desde a fundação. Prova disso é que a frase da primeira fachada do hospital foi reinserida no jubileu de prata do HR: “Obra inspirada no ideal franciscano para aliviar o sofrimento do povo”.
Para o médico, diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste e neto de Agripino, Murilo Carapeba, essa grande obra foi de uma visão à frente de seu tempo. “Sua construção e desenvolvimento foram desafiadores, mas resultaram em um complexo de atendimento médico de referência e de ensino de qualidade. É uma satisfação saber de toda a contribuição para a formação de novos médicos e também de acesso a toda a população a serviços de alta e média complexidade. Acredito que a história do Hospital Regional, desde sua origem como Hospital Universitário, é um exemplo de como o investimento na educação e na saúde pode trazer benefícios significativos para a sociedade”.

Desafio, diálogo e parceria

Frei Tarcísio diz que gerir o HR é um desafio gigantesco, porque vai além da questão de organização interna, do zelo pela assistência e da administração financeira. É preciso também seguir as diretrizes da mantenedora da unidade, que é a Secretaria de Estado da Saúde com o Governo de São Paulo. “Procuro manter o diálogo e uma relação harmônica com as nossas instituições parceiras, colaboradores, médicos e prestadores de serviço, pacientes, acompanhantes e figuras políticas da nossa região, porque o Hospital Regional tem uma função social muito importante em todo o Estado”.
Sobre a parceria e contribuição da Unoeste, ele ressalta que o hospital nasceu junto à universidade e tem em seu DNA a marca da Unoeste, que é uma unidade de ensino. Acredita que a parceria e a colaboração entre as duas instituições potencializam a qualidade na assistência especializada, porque atrai profissionais de excelência de todo o país e com atuação nas mais variadas áreas da saúde, o que é fundamental para o desenvolvimento do HR. Sobre a vivência prática dos alunos dentro do HR, diz refletir na formação acadêmica. “Eu digo que é fundamental a presença dos alunos da Unoeste na prática dentro do HR, para desenvolverem não só conhecimento e técnica, mas propiciar também o amor pela profissão e pelo ser humano que eles vão se comprometer a cuidar”. 
Por fim, o frei também falou sobre o que esperar para os próximos 26 anos do hospital, “Espero que o Hospital Regional de Prudente acompanhe esta visão de progresso da própria região e de transformações nosológicas que o mundo sofre. É necessário estar sempre atento para se transformar e atender as necessidades. A saúde não é estática, ela é dinâmica. Então eu espero que o hospital permaneça

 AI/Hospital Regional


Frei Tarcísio: “Chegamos aos 26 anos com o número de atendimentos elevado e servindo a todo o oeste paulista com qualidade”

Cedida/Unoeste


Murilo Carapeba: “Hospital é exemplo de como o investimento na educação e na saúde pode trazer benefícios significativos para sociedade”

CONFIRA TAMBÉM:

Hospital Regional comemora 26 anos de história 

Publicidade

Veja também