HR completa 27 anos de atendimentos à população e formação de estudantes da saúde

Hospital, que foi inaugurado em 1997 por universidade e estadualizado em 2009, recebe munícipes da região do oeste paulista e dos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/02/2024
Horário 05:01
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Para funcionar 24h, Hospital Regional conta hoje com 2.203 colaboradores
Para funcionar 24h, Hospital Regional conta hoje com 2.203 colaboradores

O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente completa, nesta quinta-feira, 27 anos de atendimentos prestados à população de toda a região oeste do Estado de São Paulo, além de Estados vizinhos como o Paraná e Mato Grosso do Sul. Uma idealização do professor Agripino de Oliveira Lima Filho (in memoriam), é hoje considerado o terceiro maior hospital público de São Paulo. Ele foi inaugurado em 1997 pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), na época como Hospital Universitário Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. Doze anos depois, em 13 de fevereiro de 2009, acabou sendo estadualizado e a parceria com a universidade continua até hoje, contribuindo com o atendimento da população e com a formação de estudantes da área da saúde.

Referência em assistência médica eletiva e em atendimentos de urgência e emergência, o HR atende hoje a 45 municípios que compõem o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), com demanda indireta de pacientes que também vêm do Paraná e Mato Grosso do Sul – esse raio de cobertura atinge mais de 720 mil pessoas. Desde que foi estadualizado pelo governo de São Paulo, é mantido pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. A estrutura comporta 550 leitos, todos do SUS (Sistema Único de Saúde). Além destes, há mais 56 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo 20 adultos, 10 coronarianas, 6 pediátricas e 20 neonatais. E para manter tudo funcionando 24 horas por dia, o hospital conta com 2.203 colaboradores.

Uma outra grande característica do HR é a forte residência médica. Atualmente, são 223 residentes médicos nas mais diversas especialidades de medicina e 22 residentes multiprofissionais, a exemplo de fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas envolvidos em todas as ações assistenciais do hospital. E numa parceria firmada com a Unoeste, a unidade também funciona como campo de estágio para alunos de Medicina e outros cursos da área da saúde.

No dia 19 de outubro do ano passado, o HR recebeu a recertificação do selo do programa CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), uma certificação dada pela Associação Paulista de Medicina que premia os hospitais que seguem o roteiro de exigências que garante aos usuários da unidade um serviço de qualidade e excelência. Esta certificação, que também é conferida pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, tem como objetivo contribuir para a melhoria contínua da qualidade dos hospitais, propondo um modelo de excelência em gestão hospitalar. Somente 10 hospitais no Brasil detêm este selo de qualidade dentre mais de 68 hospitais participantes do programa. Nesta recente avaliação, o Hospital Regional de Prudente foi agraciado com a recertificação ouro. É válido ressaltar que, em maio de 2019, o HR se tornou o único hospital 100% SUS do país a possuir o Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar.

No mesmo mês de outubro de 2023, o hospital celebrou a conquista do “Selo Pleno de Instituição Amiga do Idoso”, criado e mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que dialoga com os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas e se insere nos pilares estratégicos preconizados da década do envelhecimento saudável de 2020 a 2030, por meio da OMS (Organização Mundial de Saúde). Essa outra conquista já havia sido garantida muito antes da assinatura do termo de adesão ao programa “São Paulo Amigo do Idoso”, no qual também foi obtido o selo inicial de Hospital Amigo do Idoso, em abril de 2016. Em 2019, o HR obteve o selo intermediário de Hospital Amigo do Idoso, mais um passo nesta caminhada que garantiu ao hospital o selo pleno de Instituição Amiga do Idoso.

Motivos para comemorar

Para o atual diretor de unidade do Hospital Regional e do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), Frei Jerônimo Morais, esse dia deve ser celebrado por todos aqueles que já demandaram ou vão demandar um dia os serviços prestados no local. “Esse hospital é uma verdadeira história a serviço da vida na região do oeste paulista e precisamos valorizá-lo. Celebramos há pouco, no dia 13 deste mês, os 15 anos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus na administração do Hospital Regional e celebraremos os 27 anos principalmente com aqueles que doaram a sua vida nesta unidade”, expõe.

Administrar um hospital desse porte e que é referência em atendimentos de média e alta complexidade não é uma tarefa fácil, mas cabe a ele essa responsabilidade. “Quando Deus dá a missão, ele também nos capacita e, principalmente, coloca pessoas altamente qualificadas para exercermos a missão conforme a Sua vontade. Na verdade, existe uma associação com um know how na saúde no Brasil, existe uma fraternidade da qual faço parte que me ajuda diariamente e, sobretudo, elenco aqui o Frei Francisco Belotti, nosso presidente nato. Ademais, existe uma assessoria administrativa que durante nossa história aqui no hospital foi se solidificando e agora é altamente qualificada. Além disso, existem muitos e muitos colaboradores que são verdadeiros parceiros nesta missão e instituições que abraçaram nossa causa e caminham juntas conosco”, elenca.

Sobre a parceria com a Unoeste, o frei ressaltou o fato da universidade ser uma instituição de ensino na área da saúde, o que só tem a beneficiar a população e o hospital em si. “Vemos aqui [no hospital] a técnica aprendida na teoria sendo colocada em prática com supervisão de excelência, sempre em benefício da sociedade. Desde o momento em que assumimos o HR em 2009, firmamos uma parceria de sucesso com a Unoeste e, em todo este tempo, tem dado muitos frutos para o nosso Hospital Regional”, ressalta.

“Uma universidade de renome no oeste paulista, que utiliza o Hospital Regional como campo prático, tem contribuído em nossas mais diversas áreas administrativas e de atendimento direto em saúde. Desejo que esta parceria continue para o benefício da Unoeste, mas também do Hospital Regional”, enaltece, acrescentando ainda que vários projetos em andamento devem solidificar ainda mais essa parceria rumo aos 30 anos do hospital. “Temos muitos projetos caminhando que, desde antes da minha entrada, já estão encaminhados e que espero que logo sejam efetuados. Também em conjunto com a assessoria administrativa queremos elaborar outros projetos que percebemos ser urgentes em nosso hospital”, pondera.

Ensino e aprendizado

Diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste e neto do professor Agripino, o médico dermatologista Murilo Carapeba resume o hospital num complexo de atendimento médico de referência e de ensino de qualidade. “Acredito que a história do Hospital Regional, desde sua origem como Hospital Universitário, é um exemplo de como o investimento na educação e na saúde pode trazer benefícios significativos para a sociedade. O ambiente proporciona aos estudantes o aprendizado diversificado e com grande demanda de pacientes. Além disso, o hospital é equipado com tecnologia de ponta, o que permite que os estudantes possam acompanhar e aprender a utilizar equipamentos modernos e avançados”, pontua.

Toda a importância desse ensino é ressaltada pelo coordenador do internato médico da Faculdade de Medicina, Fernando Antônio Mourão Valejo. De acordo com ele, esse é um período fundamental para o estudante de Medicina, que, por meio da prática supervisionada, desenvolve habilidades e competências relacionadas ao exercício da profissão, a fim de que se torne um médico completo. “Neste contexto, o Hospital Regional é essencial para a formação do médico, já que é o nosso principal cenário de prática, sendo um grande campo de aprendizado para todos os estudantes. O HR possui praticamente toda a estrutura e tecnologia que um hospital precisa para realizar atendimentos com eficiência e qualidade. Assim, o estudante da Unoeste está muito bem inserido, encontrando possibilidades de aprendizado completo”, avalia.

À frente da coordenação do internato desde 2019, ele não tem dúvidas de que vivenciar esse campo prático ajuda o estudante a assimilar a aprendizagem, uma vez que perfaz os dois últimos anos da formação do médico, que dura seis anos. “Estagiar no HR faz muita diferença na formação dos estudantes da Unoeste. Ali, eles encontram um ambiente completo para desenvolver suas competências profissionais e posteriormente iniciar no mercado de trabalho. Só na Medicina, temos hoje mais de 600 estudantes passando todo mês pelos diversos setores do Hospital Regional”, complementa.

Valejo frisa que esses quase 30 anos de hospital “marcam uma jornada iluminada de muita assistência e ensino”. “E a exemplo das grandes instituições médicas do país, sabemos que onde a assistência e o ensino caminham juntos, toda a sociedade sai ganhando. Desejamos que o HR se mantenha assim, cada vez mais atuante em benefício da comunidade de Presidente Prudente e região”, salienta.

Publicidade

Veja também