HR deverá ter nome de quem o construiu

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 06/07/2025
Horário 05:00

HOSPITAL AGRIPINO
Tramita na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) projeto de lei que denominará o HR como Hospital Regional “Agripino de Oliveira Lima Filho”. O documento oficial tem o número 639, de 2025. A autoria é do deputado Mauro Bragato (PSDB).

FIGURA SINGULAR
A justificativa é a de que a homenagem visa reconhecer publicamente a trajetória do homenageado, que é tratado como figura singular da educação, da política e da vida pública paulista, especialmente na região de Presidente Prudente.

FORMAÇÃO HUMANA
Cita a vida dedicada à formação humana e ao desenvolvimento regional, tendo o magistério como idealismo e vocação. Fundador da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Foto: Cedida - Agripino Lima: idealizador e executor da construção do hospital

CARREIRA POLÍTICA
Cita ainda os mandatos de vereador, prefeito e deputado federal e estadual e o fato de ser o idealizador e responsável pela construção do hospital que, inicialmente, foi universitário (HU) e, posteriormente, foi estadualizado (HR).

CAUSA PÚBLICA
Classifica Agripino Lima (1931-2018) como educador, gestor, parlamentar e chanceler da universidade, comprometido com a causa pública e com o acesso à educação superior, com biografia exemplar para ter o hospital com o seu nome. 

AVAL DO GOVERNADOR
A articulação para que o hospital possa ter o nome de Agripino passou pelo governador Tarcísio de Freitas (Rep), quando de sua mais recente estada em Prudente, em atenção ao filho César Lima e o neto Gabriel Carapeba.

Inauguração em 22 de fevereiro de 1997 do HU, que se tornou HR

CARTÃO DE PRATA
O responsável pelo Ambulatório Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, enfermeiro Bruno Alexandre Soto, foi informado de que será homenageado com Cartão de Prata a ser entregue pela Câmara Municipal.

TÍTULO DE DOUTOR
A motivação está em sua mais recente titulação acadêmica: a de doutor em Ciências Médicas. Conquista que é fruto de árduos estudos na USP (Universidade de São Paulo), na capital. A iniciativa da homenagem é do vereador Demerson da Saúde (Rep).

Foto: Cedida - O agora doutor Bruto Alexandre Soto com o vereador Demerson da Saúde

REFERÊNCIA NACIONAL
Bruno construiu a sua tese com pesquisa sobre pacientes diabéticos pós-Covid-19, orientado pela professora livre docente Isabela Bonseñor, um dos maiores nomes da epidemiologia e da clínica médica no Brasil, com pós-doutorado em Harvard.

PAI TRANSFERIDO
Natural de Campinas (SP), Bruno chegou em Prudente com 14 anos de idade por causa da transferência de seu pai no Bradesco. O nome dele é Hélio e o de sua esposa Maria Aparecida, que também têm os filhos Roger e Dante. 

ESCOLAS PÚBLICAS
Por morarem na Vila Tabajara, em Prudente, Bruno fez o ensino básico em duas escolas públicas próximas: Florivaldo Leal e Monsenhor Sarrion. Antes de ingressar no ensino superior, se tornou árbitro pela escola da Federação Paulista de Futebol.

GESTÃO E SAÚDE
Na Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Prudente, fez o curso de Gestão, e na Unoeste o de Enfermagem, concluído em dezembro de 2017. Em janeiro do ano seguinte, convidado pela reitoria da universidade, foi para São Paulo.

ENFERMEIRO PESSOAL
Na condição de enfermeiro pessoal do então chanceler Agripino Lima, o assistiu nos seus últimos sete meses de vida, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Depois, passou a trabalhar no LHabSim (Laboratório de Habilidades e Simulação), da Unoeste. 

DUPLA FUNÇÃO
Tempos depois, foi transferido para o Ambulatório Dona Ana, no qual permanece até hoje e onde funciona o Centro Municipal de Especialidades. Também leciona na Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente), da Unoeste.

DOIS EMPREGOS
É professor nas disciplinas Saúde da Mulher e Saúde do Idoso e na Residência em Dermatologia do HR. Antes de trabalhar na área da saúde, foi vendedor durante seis anos na World Tennis, no Prudenshopping.  

ÁRBITRO DE FUTEBOL
O agora doutor Bruno Alexandre Soto continua atuando como árbitro em competições oficiais da Federação Paulista de Futebol, na série B-2 e categorias de base. Tem em seu currículo a final do Paulista Sub-20, entre São Paulo e Santos, no estádio do Morumbi.

BELA TRAJETÓRIA
Sobre a homenagem, foi informado por meio de ofício entregue pessoalmente pelo vereador que ressalta o reconhecimento ao brilhante trabalho e trajetória profissional, culminando com a conquista do título de doutor em Ciências Médicas.  

REFORMA TRIBUTÁRIA
Recente evento promoveu esclarecimentos sobre o tema “Principais mudanças trazidas pela Reforma Tributária”, por iniciativa do deputado Mauro Bragato, em parceria com a 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Prudente.

DELEGADO REGIONAL
O tema foi conduzido em palestra pelo agente fiscal de rendas Márcio França Teixeira, delegado da Delegacia Regional Tributária de Prudente. Também é professor na área do direito, na graduação e pós-graduação da Unoeste. Curiosidade: foi vereador em Iepê.

BEM PRESTIGIADO
O evento recebeu cerca de 200 participantes, sendo a maioria de escritórios de contabilidade e do ramo empresarial. O deputado fez agradecimento especial às entidades que representam os auditores fiscais com a homenagem.

ENTREGA DE QUADRO
O ato foi marcado por entrega de quadro com o requerimento aprovado pela Alesp em reconhecimento às ações sociais e filantrópicas da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo).

EM TODO O ESTADO
Ações que são realizadas em todo o Estado, incluindo a região de Presidente Prudente, por meio do Fundafresp (Fundo de Assistência Social da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo).

A HOMENAGEM
Em nome da diretoria, a homenagem foi recebida pelo fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Mauro Garrido, que já foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Regente Feijó.

TAMBÉM JORNALISTA
Mauro Garrido é também jornalista. Em sua trajetória, consta destacada atuação como correspondente do jornal O Imparcial em Regente Feijó e do jornal O Estado de S.Paulo, por meio da Agência Estado.

Foto: Cedida - Momento da homenagem: Garrido, Bragato, Márcio, Viviane Segatto e Marco Goulart, presidente e vice da OAB local

Publicidade

Veja também