HRCPP realiza 1.109 exames preventivos de próstata

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 31/07/2019
Horário 10:00

A prevenção é sempre o melhor caminho para manter uma vida saudável e em dia. Embora o exame preventivo de próstata ainda seja visto como um tabu para muitos homens, este pode ser o melhor caminho para prevenir doenças como o câncer. Em Prudente, antes mesmo de iniciar os atendimentos, o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) já tinha a preocupação com a prevenção. Por isso, desde 2014 quando o ambulatório de Saúde Masculina foi criado na unidade, o número de atendimento se tornou crescente. Somente neste ano, entre os meses de janeiro e maio, foram realizados 1.109 atendimentos. A unidade oferece gratuitamente exames preventivos de próstata todas às sextas-feiras através de agendamento.

Todo cuidado é pouco, afinal ter um diagnóstico antecipado da doença faz com que o tratamento atue com mais eficácia. Para tanto, se faz necessário procurar ajuda médica ao já apresentar alguns sintomas. De acordo com o médico urologista e diretor clínico do HRCPP, Felipe de Almeida e Paula, a grande maioria dos pacientes com tumor de próstata são assintomáticos, pois se trata de uma doença que não manifesta sintomas até que esteja em situação avançada, como sangramento, dificuldade ou dor para urinar, que só aparecem quando a doença já está em um ponto onde o tratamento é difícil de ser realizado. “Por tanto, não deve esperar ter sintoma para prevenir. E, eventualmente quando descoberto, propiciar o tratamento da doença”.

Na unidade, os exames devem ser realizados a partir dos 45 anos de idade. Mas, em caso de histórico familiar em parentes de 1° grau [pai, avô, tio e primo], a prevenção deve iniciar a partir dos 40 anos. O serviço conta com ações preventivas como coleta de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e de toque retal em homens de cidades da região que possuam convênio com o hospital.

 

SAIBA MAIS

Com o passar dos anos a pouca informação trouxe diversos mitos e verdades sobre o câncer de próstata. Uma dessas dúvidas é: É uma doença de idoso? Mito! O médico urologista explica que o câncer de próstata incide a partir dos 45 anos e aumenta progressivamente com o passar da idade. “No entanto homens até 40 anos estão suscetíveis a ter a doença, é raro, mas podem. Abaixo dessa idade realmente é muito difícil, porém, não é uma doença exclusiva de idosos” pontua.

Ter um familiar aumenta os riscos? Sim, de acordo com o médico, o histórico familial está relacionado diretamente com o aumento da chance de ter e apresentar o câncer de próstata. “O parente de primeiro grau [pai, tio, irmão e primo], quando presente um caso na família, isso aumenta o risco em duas vezes a chance de essa pessoa ter se comparado a uma que não tem histórico na família. Quando temos dois parentes o risco aumenta em cinco vezes, e quando têm três casos o risco pode aumentar em até 10 vezes”.

 

Serviço

O agendamento pode ser feito através do telefone (18) 2104-8022, ou o paciente pode se dirigir até o HRCPP, que fica localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2380 - com o cartão nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), RG e CPF para agendar o exame.

 

 

Publicidade

Veja também