HRCPP realiza retirada de dois tumores distintos na mesma cirurgia

Procedimento foi aplicado em uma paciente que estava com câncer de mama e descobriu metástase no fígado

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/02/2021
Horário 17:03
Foto: Daniel Teixeira/HRCPP
Médicos optaram por realizar duas cirurgias no mesmo ato anestésico
Médicos optaram por realizar duas cirurgias no mesmo ato anestésico

O HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) realizou um procedimento inédito por meio da união entre o departamento de ginecologia e mastologia com o departamento de cirurgia do aparelho digestivo e o apoio da oncologia clínica.

Tratou-se da retirada de dois tumores distintos de uma paciente que estava com um câncer de mama e descobriu uma metástase no fígado. Portanto, para garantir a melhora da paciente, os departamentos optaram por realizar as duas cirurgias no mesmo ato anestésico, ou seja, trabalhar a retirada de ambos os tumores na mesma cirurgia.

Os cirurgiões responsáveis pelo procedimento foram Geraldo Siqueira e Rafael Mello (cirurgia do aparelho digestivo) e Rafael Sá e Raquel Voh Ah Rodrigues (mastologia), acompanhados de uma equipe multidisciplinar.

Segundo o mastologista Rafael Sá, as vantagens de uma terapia cirúrgica em conjunto são muitas. “A otimização cirúrgica, ou seja, a paciente faz apenas um procedimento e recebe apenas uma anestesia geral; temos a vantagem de a paciente utilizar menos quimioterápicos, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento e reduzindo os custos para a instituição; e também aumentar o prognóstico dessa paciente”, explica o mastologista.

Foi utilizado também o protocolo da indocianina verde, que permite a visualização da drenagem linfática em tempo real, traz menor risco de alergia e de a mama ficar corada definitivamente e possui um menor tempo cirúrgico.

Para o cirurgião hepatobiliopancreático, Rafael Mello, "esse procedimento só foi realizado em razão da interligação entre os departamentos que visa cuidar dos pacientes com a maior qualidade possível".

“Dessa forma, nós realizamos os dois procedimentos, em um só ato anestésico, no mesmo dia, tentando beneficiar ao máximo a paciente e obter o melhor resultado de tratamento oncológico possível”, pontua Rafael.

Publicidade

Veja também