Hugo Trevisi: maior nome da ortodontia mundial

Cientista era reconhecido em todo o mundo, com técnica adotada em todos os continentes e livros traduzidos para 14 idiomas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/01/2021
Horário 20:04
Foto: Cedida
Hugo José Trevisi criou a técnica ortodôntica mais adotada em todo o mundo
Hugo José Trevisi criou a técnica ortodôntica mais adotada em todo o mundo

O cirurgião dentista Hugo José Trevisi, 72 anos, faleceu nesta segunda-feira, às 17h, vítima de complicações da Covid-19. Ele estava hospitalizado, sob cuidados de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no Hospital Iamada, em Presidente Prudente, desde o dia 3 de dezembro.

Trevisi deixa um legado para sua família e para o mundo da ortodontia. Especialista em ortodontia, nasceu em Lins (SP), e veio para Presidente Prudente no início dos anos 80, para lecionar na Faculdade de Odontologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que deixou há alguns anos para se dedicar a um projeto internacional. Ele idealizou uma nova técnica de ortodontia, a dos aparelhos pré-ajustados MBT™ juntamente com os colegas Richard MacLaughlin, dos Estados Unidos, e John Bennett, da Inglaterra. A nova técnica veio a se tornar a mais adotada em todo o mundo.

Nas décadas de 80 e 90, o professor Trevisi coordenou inúmeros cursos para brasileiros, nos Estados Unidos, enfocando a técnica Straight Wire, divulgando e preparando, nesse campo, muitos professores de todo o mundo. Através de seus ensinamentos, a técnica com aparelhos pré-ajustados teve condições de desenvolver-se, no Brasil, de maneira significativa.

A trajetória de vida profissional do professor Trevisi, com certeza, foi pautada por sacrifícios pessoais, dedicação contínua e desprendimento, os quais são fatores fundamentais para o sucesso pessoal e, principalmente, para a contribuição científica decorrente, em prol das coletividades, brasileira e internacional, no campo ortodôntico.

Referência na Ortodontia

Trevisi fundou um centro de estudos ortodônticos (referência no Brasil), em Presidente Prudente, coordenou um curso de especialização na regional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) e desenvolveu trabalhos importantes na área específica.

O livro da filosofia de tratamento desenvolvida por Hugo Trevisi em Presidente Prudente, e adotada em todo o mundo, vendeu 85 mil exemplares, na Europa, Estados Unidos, América Central, América do Sul e Ásia. Foi traduzido para 14 idiomas, entre eles russo, chinês, polonês, coreano e japonês.

O professor Trevisi foi o principal conferencista em congressos mundiais de ortodontia, em vários países. Em março de 2019 realizaria um grande congresso brasileiro, no Terra Eco Resort, para lançar o quarto livro de sua técnica, que desde 2018 foi rebatizada de Trevisi System – TDWire, fundamentada na evolução científica e no surgimento de novas tecnologias. Desde então, a publicação vinha sendo lançada em vários eventos online, e já tinha sido apresentada para 3 mil profissionais de todo mundo.

No final de 2020, ele já tinha vivido um grande drama com a família, devido à internação da filha, Raquel Trevisi, que ficou internada na UTI durante várias semanas, mas sobreviveu após dias de grande sofrimento para ela, pais, filhos e irmãos. O professor foi internado dia 3 de dezembro e permaneceu na UTI a maior parte desse tempo.

Trevisi deixou a esposa d. Maria Chicarelli Trevisi, o filho Rafael, as filhas Raquel e Renata, e netos.

Fotos: Cedidas


Hugo José Trevisi, durante palestra em congresso na China, em 2016


O professor no congresso da Associação Americana de Ortodontia


Livros de Hugo José Trevisi, traduzidos para 14 idiomas

 

 

Veja também