Humor Marxista

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que avisa: os preços estão mais altos do que salto com vara

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 05/08/2021
Horário 05:30

Falaram tanto dessa bobagem de "marxismo cultural" que decidi pesquisar se também há marxismo em outras atividades e setores. E não é que descobri marxismo no humor? Nada a ver com o Karlão, o Marx parceiro do Engels nos estudos sobre o Capitalismo e as mazelas sociais.
A minha descoberta diz respeito, com todo o respeito, a outro Marx, no caso, o genial comediante Groucho Marx. Com esse sobrenome, que tira o sono dos imbecis, só posso tachar de humor marxista as sacadas geniais do Groucho.
Sem mais rodeios, porque isso é festa de Barretos, Groucho, para começar este papo, diz o que há por trás do sujeito que se dá bem na vida: "Atrás de todo homem bem-sucedido, existe uma mulher. E, atrás desta, existe a mulher dele".
O humorista também teceu considerações sobre o casamento, mesmo sem ser tecelão: "Foi um juiz que me casou. Eu deveria ter pedido um júri", observando que "entre uma mulher e um charuto, escolherei sempre o charuto". Pois é, acrescento o velho provérbio espanhol: "O casamento é a única guerra em que os inimigos dormem juntos".
O dinheiro também foi destacado por Groucho Marx:"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro, mas custam tanto". O aforismo que vem a seguir pode desagradar a gregos e troianos, quer dizer, vegetarianos e veganos: "Eu não sou vegetariano, mas como animais que são".
Como todo grande humorista, Groucho também deu uma de filósofo: "A filosofia é a ciência que nos ensina a sermos infelizes da maneira mais inteligente". Também na mesma linha filosófica, mandou esta: "Estes são meus princípios. Se você não gosta deles, tenho outros".
Ele também dizia que nunca faria parte de um clube que o aceitasse como sócio, e deu uma bela espinafrada na televisão: "Para mim, a televisão é muito instrutiva. Quando alguém a liga, corro à estante e pego um bom livro". É o que todo mundo deveria fazer, descartando programas grotescos e alienantes.
E sabe aquela de que a primeira impressão é a que fica? "Você prefere acreditar em mim ou em seus próprios olhos", falou Groucho, que emendou: "Nunca me esqueço de um rosto, mas, no seu caso, vou abrir uma exceção".
A morte é o assunto de uma de suas frases mais brilhantes: "Se acredito na vida após a morte? Não sei nem se acredito na vida antes da morte. Acho que acredito na morte durante a vida". No seu túmulo, Groucho Marx mandou colocar o seguinte epitáfio: "Perdoem-me por não levantar". Coisa de grande humorista.
  
DROPS
 
E não é que o Roberto Carlos tinha razão: "Amazônia, insônia do mundo".

A cor do dinheiro é uma cor que o pobre quase não vê.

Alguém toca harmônica nos harmônicos poderes?

Operadoras de celular adoram recarga e os caminhoneiros, carga.
 

Publicidade

Veja também