I left my heart in San Francisco

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 03/04/2022
Horário 06:08

Anos 80. Estava na bela cidade de San Francisco na Califórnia, onde minhas irmãs Mariza e Cássia moram. Senti uma afeição espontânea e antiga pela cidade, por causa da familiaridade dos filmes policiais e românticos. Quando fiz o passeio pela ponte Golden Gate, parecia que andava sobre as nuvens. A Coit Tower, o Palácio das Belas Artes, a Lombard Street, o lendário bairro de Chinatown, os charmosos passeios de bonde e a Álamo Square são ícones dessa icônica cidade. 
Uma coisa interessante foi a visita na famosa Prisão de Alcatraz. O cinema é um instrumento cultural muito poderoso. Tirei fotos dentro da cela onde ficou preso o famoso gangster Al Capone. Outro bandido famoso, George "Machine Gun" Kelly, conhecido na prisão simplesmente como #117, também tirei fotos na sua cela.  Parecia que estava num filme. Saí com vários souvenirs e também com uma camiseta de 1 dólar escrito Alcatraz. Que influência tem essa forte cultura americana? 
Para completar, o Pé de Macaco entra no Bar chiquérrimo em Carmel do Clint Eastwood, com a camiseta de cor preta de 1 dólar escrito com letras garrafais Alcatraz, me achando o Robert de Niro. Esse bar é frequentado somente por milionários americanos. Carmel parece que foi desenhada à mão. Eles me olharam e logo perceberam que era um turista latino americano totalmente dominado e catequizado. Minha irmã Mariza riu pra caramba dessa minha inocência. Eu fiquei p. da vida e com um recalque monstro disse: Bando de riquinhos mimados. É nóis.  
Umas das maiores delícias que experimentei foi ter conhecido a Ghirardelli Ice Cream And Chocolate Shop. Naquela época não tinha diabetes e mesmo que tivesse iria chutar o pau da barraca do mesmo jeito que chutei quando sem medo de ser feliz exagerei grande. Saí de lá vestido de chocolate. À noite entrei em um bar com música ao vivo e fiquei escutando o grupo musical tocar Miles Davis. 
Não me lembro quem estava comigo que falou para os músicos que eu tocava bateria. Um dos músicos veio até mim e respeitosamente me disse: Are you a brazilian musician? Play drums? I said: Yes. E foi uma noite mágica tocando jazz com eles que respeitam e admiram o músico brasileiro. As sete casas existentes entre os números 710 e 722 da Rua Steiner, em frente ao Parque Alamo, é um dos pontos turísticos mais requisitados pelos viajantes, um símbolo dessa cidade, dividindo com a ponte Golden Gate. Na hora da partida, foi duro deixar essa cidade que encanta pela geografia, gastronomia, arquitetura, música, parques, clima e excelentes compras. Despedi das minhas irmãs entrando no avião cantando: 
"I left my heart in San Francisco
High on a hill, it calls to me..."

Publicidade

Veja também