IBGE

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 26/05/2023
Horário 03:33

Expectativa no ar. Qual é a população real de Presidente Venceslau? Até o final do mês junho, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deve publicar os números do último Censo. O instituto, ainda neste mês, publicou dificuldades para obter informações nas cidades. Muitos não querem receber o recenseador. 

PREOCUPAÇÃO EM VENCESLAU 
A nossa coluna ficou sabendo que faltam poucos pontos para fechar o trabalho do Censo em Presidente Venceslau. O último dia para coleta será em 28 de maio, domingo. Quem não foi recenseado deve entrar em contato pelo telefone 0800 721 8181.

IMPRESSIONADO 
Dias atrás visitei a Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste) na Penitenciária Zwinglio Ferreira, a P1 de Venceslau. Fomos recebidos pelo Roberto Medina e sua equipe. Fiquei impressionado com as mudanças feitas no local. Pensa num lugar bonito, totalmente diferente? 

MEDINA É PROGRESSISTA
Com o objetivo de integrar o homem ao meio ambiente e proporcionar bem-estar no trabalho, o coordenador criou um espaço delicioso. Perto do escritório tem um jardim com carpas coloridas. Abaixo da mureta do estacionamento fez um canteiro com flores multicoloridas. Às margens do grande muro da penitenciária implantou um canteiro de mudas. 

ÁRVORES, FRUTAS, FLORES 
Ali são cultivadas mudas de flores, árvores e frutíferas. Fiquei encantado com as amoreiras (amora gigante), hortelã e orégano. O cuidado é especial. Um detalhe interessante, as mudas são doadas. Quem quiser, pode procurar a P1, a Croeste e levar mudas para plantar em casa e propriedades rurais. Isso vale para qualquer cidade. 

ERALDO 
Eraldo, uma pessoa simples e atenciosa, separou frutas pra gente e nos mostrou como tudo funciona. Medina comentou. “Toninho – aqui a gente tem mão de obra de sobra. Gosto do meio ambiente e de suas belezas e procuro trazer tudo isso para perto da gente. Assim integro os detentos nos meios sociais e lhes dou trabalho em contato com a natureza”, comentou. 

PARABÉNS!
Além das imagens bonitas que fizemos, e de conhecer várias plantas, ainda fomos recebidos com a maior simpatia e alegria por todos. Uma delícia. Um abraço e parabéns por este trabalho bonito. Um exemplo de cuidado e carinho com as coisas públicas. Ah! Vi também a muda de uma cabriúva, árvore nobre, difícil de encontrar na natureza.

CAIUÁ REALIZOU SIMPÓSIO 
Na quarta-feira, 24, o Conselho Tutelar de Caiuá realizou a 1ª Mesa de Discussões sobre o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Anfiteatro Municipal de Caiuá. 

INTEGRANTES DA MESA PRINCIPAL 
As autoridades e especialistas do assunto estiveram na mesa principal do simpósio. São eles, Dra. Maria Angélica Damin Bega, presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB de Presidente Epitácio. Dra. Nathália Yaraian, integrante efetiva regional da Comissão Especial dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP. Dr. Wellington Tebar, servidor público do Tribunal de Justiça, professor e coordenador de Direito da Fape. Dr. Márcio Fioresi, delegado de polícia em Presidente Epitácio e professor de Direito. Dr. Raphael Vilela, advogado, professor de Direito e vereador em Presidente Epitácio. Dr. Douglas Rodrigues, advogado, palestrante, especialista em Direito Penal e integrante da OAB de Teodoro Sampaio.

ISABELA MONGHINE
A intermediadora do debate é Isabela Monghine, conselheira tutelar, mestranda em psicologia e sociedade da Unesp, professora de Direito e pesquisadora no campo das políticas públicas que envolvem crianças e adolescentes. O vice-prefeito Adenildo Tavares Pinheiro acompanhou todo o evento e esteve também na mesa principal. 

PRESIDENTE DO CONSELHO TUTELAR
A presidente do Conselho Tutelar de Caiuá é a jovem Hagatha Domingos. Comentou que Caiuá, apesar de ser um município com população pequena, tem muitos problemas com assédio sexual a menores. “É um desafio que mora ao lado de nossa sociedade e precisamos agir para combatê-lo, fazer que as pessoas façam a denúncia de quem importuna sexualmente crianças e adolescentes. Esse simpósio é para abrir os olhos de todos”, disse.

ELOGIOS PARA O ANFITEATRO 
Ainda não tinha o visitado. Gostei muito do novo anfiteatro de Caiuá. Espaçoso, moderno, confortável, de excelente visibilidade para o público. Também foram criadas algumas salas para abrigar oficinas de cultura. Parabéns à prefeita Rute Almeida pela conquista deste belo prédio.

Publicidade

Veja também