Idosos conscientizam pacientes sobre envelhecimento

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 02/10/2015
Horário 08:33
 

Até 2050, a quantidade de idosos no Brasil quase triplicará, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Com este registro, representando a Semana do Idoso, e celebrando o Dia Mundial do Idoso, comemorado ontem, dez pessoas do grupo Centro de Referência do Idoso de Presidente Prudente visitaram e distribuíram panfletos de orientação para pacientes e estudantes do  HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.

Das 9h às 11h, os voluntários percorreram diversas áreas de enfermaria do hospital, multiplicando, por meio de conversas e entrega de folhetos, o lema da campanha: "Semana do Idoso. Você está preparado?". De acordo com uma das coordenadoras da iniciativa, Marcela Hamada Tassi, a ação tem como objetivo proporcionar informações úteis tanto para os idosos quanto para os jovens. "Envelhecemos a cada dia, e temos que estar cada vez mais preparados", diz. Cada folheto distribuído continha orientações referentes a esporte, educação, autonomia, lazer, cultura, saúde, social e acessibilidade.

Jornal O Imparcial Integrantes do grupo Centro de Referência do Idoso de Prudente visitaram o HR ontem

Para o aposentado Aparecido Lozari, 71 anos, o momento representa um "convite para a vida". Segundo ele, o incentivo e a informação são fundamentais para qualquer etapa da vida. "Juntos podemos criar um mundo mais saudável", pontua.

Emocionada, a aposentada Maria Ângela Furlanetti, 65 anos, disse à reportagem que a ocasião mexeu com seus sentimentos, e que volta para a casa com a sensação de um passo dado. "O ambiente hospitalar é forte, não faz parte da minha realidade. É gratificante ajudar e estender a mão", acrescenta.

 

OMS


Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Até o ano de 2050, a quantidade de idosos quase triplicará no Brasil
A porcentagem atual, de 12,5% de idosos, deve alcançar os 30% até a metade do século. Ou seja, o Brasil será considerado uma nação envelhecida. Conforme a OMS, essa classificação é dada aos países com mais de 14% da população constituída de idosos, como são, atualmente, França, Inglaterra e Canadá, por exemplo.
Publicidade

Veja também