Idosos e funcionários de 15 instituições prudentinas serão testados para Covid-19

Ao todo, 548 pessoas serão submetidas ao exame nos próximos dias; ação começa amanhã, no Lar São Rafael

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/08/2020
Horário 16:21
Divulgação - Nesta quarta, serão testadas 128 pessoas no Lar São Rafael
Divulgação - Nesta quarta, serão testadas 128 pessoas no Lar São Rafael

A partir desta quarta-feira, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), dará início à testagem de coronavírus, a Covid-19, nas 15 ILPIs (instituições de longa permanência para idosos) da cidade. Ao todo, 548 pessoas, entre idosos e profissionais que atuam nos locais, serão testadas.

Nesta quarta, serão testadas 128 pessoas no Lar São Rafael. Já na quinta, serão 53 testes na Vila da Fraternidade. Em ambos os dias, a ação terá início às 9h. A testagem continuará ao longo da semana e até a VEM concluir o trabalho nas 15 ILPIs.

Conforme informa a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, será realizado o teste RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase, em português) e não o rápido. Dessa forma, após coleta do Swab de nasofaringe, o material será enviado ao IAL (Instituto Adolfo Lutz).

A supervisora conta que os testes para a ação de quarta e quinta-feira foram adquiridos pelos clubes do Rotary na cidade, assim como todos os EPIs (equipamentos de proteção individual), sendo macacão, óculos, viseira, luva, entre outros. A testagem contará ainda com parceria da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), com cerca de 10 pessoas, entre alunos e professores do curso de Enfermagem, bem como da Visa (Vigilância Sanitária), que já realiza fiscalização nas ILPIs.

Como medida de prevenção, Elaine diz também que, antes de entrar na instituição de longa permanência para idosos, todos os envolvidos na ação serão testados. "No caso de resultado positivo, a pessoa não entra para colaborar na testagem", informa.

Veja também