Idosos participam de gincana

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 09/10/2016
Horário 13:08
 

Encerrando a Semana Municipal do Idoso, a Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), realizou na manhã de ontem, no PUM (Parque de Uso Múltiplo), uma gincana entre grupos de idosos. De acordo com o fisioterapeuta do Centro de Referência do Idoso, Caio Marcelus Neves Damato, 37 anos, o objetivo da atividade foi reuni-los e incentivar a interação entre eles, a fim de promover a socialização e a prática do exercício físico. "Quando o idoso se coloca em movimento, ele se sente vivo e importante, ao passo que o sedentarismo faz com que ele perca a vontade de viver. Após iniciarem a prática regular de atividade física, muitos relatam melhora de 95% no quadro de depressão ou sensação de solidão e abandono", expõe.

Jornal O Imparcial Caio: "Interação é importante"

Entre as atividades propostas no encontro, estiveram o alongamento, a dança e jogos coletivos. "Além de estimular a socialização, os exercícios melhoram a articulação e a mobilidade, diminuem dores e previnem doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias", aponta. A aposentada Maria Tereza Vicalvi, 77 anos, é um exemplo de quem resolveu manter uma vida ativa para ter um envelhecimento saudável. "Depois que comecei a praticar meus exercícios físicos, eu acordo muito mais disposta", enfatiza.

A aposentada Elza Dalama, 74 anos, também esteve presente no PUM para participar da ação. Ela conta que, além de tornar a atividade física um hábito, também passou a ter cuidados com a sua alimentação.

 
Publicidade

Veja também