IGC: Unoeste se mantém como a 2ª melhor particular do Estado

Universidade manteve índice 4 numa escala de 1 a 5; cursos avaliados em 2021 também tiveram conceitos altos: 4 e 5

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/03/2023
Horário 06:10
Foto: Marketing/Unoeste
Vista aérea do Bloco B3, campus 2 da Unoeste em Prudente; universidade continua entre as principais do país com excelência no ensino
Vista aérea do Bloco B3, campus 2 da Unoeste em Prudente; universidade continua entre as principais do país com excelência no ensino

O Inep (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta terça-feira (28) o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) de 2021. A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que pelo IGC anterior já era considerada a 2ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo, manteve o conceito 4 e continua figurando entre as principais universidades do país.
Importante dizer que os dois indicadores, CPC E IGC, avaliam cursos e instituições de ensino superior, respectivamente, e são produzidos a partir dos resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A divulgação é anual e vale destacar ainda que no IGC, somente 24,65% das instituições de ensino superior (IES) do Brasil obtiveram índices 4 ou 5, ou seja, apenas 496 das 2.012 avaliadas, entre públicas e privadas. Com isso, a Unoeste continua a segunda melhor universidade particular do Estado e também se mantém como a melhor particular da Baixada Santista e da região Central do Estado. Também está entre as 11 melhores universidades particulares do Brasil.
De acordo com o MEC, para o cálculo do IGC 2021, foram considerados os resultados do CPC dos cursos avaliados entre 2018 e 2021 e os dados dos programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2021. A reitora da Unoeste, Ana Cristina de Oliveira Lima, sempre acreditou no potencial da universidade, que continua entre as principais instituições brasileiras, qualificando profissionais nas mais diferentes áreas de conhecimento e investindo em estrutura e docência altamente qualificada, que transcende a grandeza da Unoeste para além de seus campi em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.
“É uma universidade que gera ciência pela atuação de pesquisadores, professores e estudantes que colocam em prática seus estudos pelo bem da sociedade. Nossas propostas têm ultrapassado fronteiras com a educação a distância e a internacionalização, com um polo inclusive fora do país, no Japão. Sem contar inovação e tecnologia, que são fundamentais para o cenário mundial e para as profissões”, destaca ela.
O diretor geral da Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, considera que os resultados alcançados nesses últimos indicadores reforçam o trabalho desenvolvido pela universidade comprometida com a educação de qualidade. “Nesses 50 anos de história, já são mais de 120 mil profissionais formados para o Brasil e para o mundo. Uma trajetória que nos traz eterna gratidão e força para continuarmos trabalhando para oferecer o que há de melhor em educação. E ao olhar todas essas conquistas, o que mais me orgulha é ter a certeza de que estamos dando continuidade ao desejo dos nossos pais”, completa o Dr. Cesar Lima, se referindo aos fundadores da Unoeste, os professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima.

Cursos com excelência

Já no CPC, 10 cursos da Unoeste nas modalidades presencial e EAD foram avaliados. Todos se destacaram, pois quase 100% das graduações avaliadas no último ciclo conquistaram conceitos de excelência – 4 e 5.  O conceito máximo foi atribuído aos bacharelados em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Já os bacharelados em Ciências Biológicas, Educação Física e Química, os cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia, e o curso de licenciatura em Pedagogia EAD tiveram conceito 4. O curso de licenciatura em Matemática obteve conceito 3, atendendo também ao padrão de ensino desejado.

Conceitos do MEC

Os conceitos do Ministério da Educação são importantes ferramentas para a escolha de onde estudar por quem está na fase de vestibular. Eles indicam a qualidade do curso e da instituição de ensino, seja pública ou particular, e estudar numa universidade bem avaliada pode fazer a diferença na carreira.
Os conceitos variam de 1 a 5, lembrando que igual ou superior a 3 significa que atende aos padrões de ensino desejados, mas, quanto maior, melhor. Já 1 e 2 são considerados insatisfatórios. A tabela completa do IGC e de outros indicadores de qualidade pode ser conferida no site do Inep/MEC (https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior). Então, atente-se para as siglas Enade, IDD, CPC, CC e IGC, pois elas podem facilitar as futuras escolhas! No Blog da Unoeste, você encontra um conteúdo explicando tudo sobre os diferentes conceitos do MEC. Acesse já essas informações (https://sites.unoeste.br/blog-unoeste/cada-sigla-dos-conceitos-do-mec/).

Faça Unoeste já!

Estude na 2ª melhor universidade particular de São Paulo. O concurso de Bolsas vem aí e você pode ser um dos contemplados com condições especiais. Saiba mais em https://www.unoeste.br/site/vestibular/DefaultCaptacao.aspx.

Fotos: Marketing/Unoeste


Ciência da Computação obteve conceito máximo no CPC 


Sistemas de Informação obteve conceito máximo no CPC 


Cursos de Pedagogia nas modalidades presencial e EAD tiveram conceito 4 no CPC 


Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas obtiveram conceito 4 no CPC 


Bacharelado em Educação Física obteve conceito 4 no CPC 


Bacharelado em Química obteve conceito 4 no CPC 


Curso de Letras obteve conceito 4 no CPC

Publicidade

Veja também