Igreja de Santo Expedito celebra Missa dos Policiais Militares

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 12/04/2022
Horário 04:12
Foto: Cedida
Missa dos Policiais Militares
Missa dos Policiais Militares

No dia sete aconteceu na igreja matriz de Santo Expedito a Missa dos Policiais Militares. Presenças de profissionais de todo batalhão sediado em Presidente Prudente. A missa foi por intenção de Santo Expedito, que é o padroeiro dos Militares e da Polícia Militar. A igreja foi totalmente tomada por policiais e por pessoas que foram receber também as bênçãos pelo dia.

Homenagem
Durante a missa, o padre Umberto recebeu uma homenagem dos policiais pelos serviços prestados no resgate da fé e da crença em Santo Expedito. Ele se confessou muito agradecido e emocionado pelos gestos dos militares, o que o incentiva ainda mais como padre a exercer esse belo e honroso trabalho. Padre Umberto recebeu uma medalha das mãos da Polícia Militar.

Pastoral do idoso
O padre Umberto, percebendo a atuação das pessoas da terceira idade e com disposição de jovem ainda, recentemente fundou a Pastoral do Idoso em Santo Expedito. Com isso, ele abre espaço dentro da comunidade para que essas pessoas sejam integradas cada vez mais junto aos trabalhos de evangelização. O padre Umberto afirma que nessa faixa etária as pessoas são mais arraigadas à fé e por outro lado possuem uma experiência muito grande, que poderá ser utilizada para o fortalecimento do turismo.

Jjustificativa
Tudo leva a crer que a Pastoral do Idoso possa prestar um grande serviço aos turistas que chegam a Santo Expedito. É que grande parte dos romeiros que chegam na cidade pertencem à faixa etária e certamente poderão ter as atenções de expeditenses que “falem a mesma língua”. Desde a fundação da Pastoral do Idoso, é grande o número de pessoas que demonstraram interesse em participar desse movimento.

Missa do Romeiro
A Missa dos Romeiro, no Domingo de Ramos, atraiu um grande número de fiéis, não apenas de Santo Expedito, como de cidades da região. É uma demonstração clara de que será grande o movimento de pessoas na cidade durante as festividades.

Por outro lado
Existe uma preocupação muito grande quanto ao movimento de fiéis e romeiros de cidades da região da Nova Alta Paulista, que em eventos anteriores chegavam em ônibus fretados. Com a queda da pista na Rodovia Júlio Budiski (SP-501), existem apenas dois acessos precários, providenciados pelo prefeito de Flora Rica, Gilberto Sanches Gomes. Embora os acessos sejam para pequenos veículos, um deles, que é o mais procurado, conta com três precárias pontes, mas motoristas com grandes caminhões estão passando pela estrada, colocando em risco à segurança das passagens. 

Ônibus
Ônibus estão sendo aconselhados a não usarem esse acesso, pois podem colocar em risco a vida de passageiros. A empresa Jandaia interrompeu a ligação de Dracena a Presidente Prudente, via Flora Rica e, da mesma forma, alguns motoristas de ônibus fretados poderão fazer o mesmo. A opção será por carros particulares. Em relação aos romeiros e fiéis da Sorocabana, em nada serão afetados quanto ao acesso até Santo Expedito.

Explicações
Um leitor, estudioso em religião afro, encaminhou informações, assegurando que o sincretismo religioso é o responsável por criar a ligação entre Santo Expedito e Logunedé, que é o orixá de origem Iorubá, filho de Oxóssi e Oxum, cultuado no Candomblé brasileiro e outras religiões afro-diaspóricas. Não se tem necessariamente uma explicação clara a respeito do motivo pelo qual os dois passaram a ser comparados, mas há uma explicação que simplifica a relação. A ligação entre os dois se dá pelo fato de que possuem algumas características de representação muito semelhantes. A história não consegue destacar claramente a respeito dos detalhes da vida de Santo Expedito e da sua morte. Há um mistério a respeito desses detalhes, indicando que a época em que o santo morreu pode não ser a que estimam. Devido ao mistério da história de Santo Expedito, as comparações pela semelhança e a sua postura, ele e o Orixá Logunedé acabaram sendo sincretizados dessa forma.

Fé em trovas
Vamos todos estar em festa
Em meio a muita alegria
Louvando a Santo Expedito
Pois 19 é o seu dia.
            (José Costa)

Publicidade

Veja também