Igreja Maristela realiza Novena de Natal online

Rito católico segue até o dia 10; produção audiovisual já chegou a 4,6 mil de visualizações nas redes sociais da paróquia 

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 01/12/2020
Horário 08:00
Foto: Cedida/ Thaisa Bacco
Nove famílias participaram dos episódios da Novena de Natal
Nove famílias participaram dos episódios da Novena de Natal

A Igreja Católica ensina que a Novena de Natal convida-nos à catequese em nossas casas através da comunhão, união e a fraternidade entre as pequenas comunidades. Desta forma, com a ternura materna de Maria e o silêncio oblativo de José, acolhemos e integramos em nossos lares todas as famílias para a festa da encarnação do Verbo, Jesus Cristo, o filho de Deus que se fez presente entre nós. Em Presidente Prudente, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, conhecida popularmente como Maristela, realiza desde o dia 23 de novembro, a Novena de Natal, sempre as segundas, terças e quintas-feiras, com transmissão online. A produção audiovisual nesta primeira semana já chegou a 4,6 mil visualizações nas redes sociais da paróquia (Facebook e YouTube).
Integração aos meios tecnológicos é algo que vem sendo desenvolvido pela paróquia há um bom tempo e foi intensificado neste período de pandemia. “Dois meses antes do Natal, começamos a nos preocupar como seria a preparação para uma das principais festas cristãs, que é o nascimento de Jesus. Cientes e entendendo a importância do isolamento social, elaboramos e desenvolvemos esse projeto, de forma que a novena natalina, tão tradicional, seja realizada, só que agora no formato online, utilizando as tecnologias”, explica a coordenadora da equipe de gravação e edição da novena, Thaisa Sallum Bacco.

Como funciona o novo formato

Para a produção do rito católico, foram gravados os episódios em nove diferentes famílias da comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Depois da gravação, os vídeos foram editados e têm duração máxima de 15 minutos. A estrutura da novena começa com a acolhida, depois vem a oração inicial, a aclamação e leitura do Evangelho, seguida da prece, oração e bênção final. O conteúdo, animado por uma família de músicos, tem como objetivo preparar as famílias para o Natal.
Neste ano, o tema da novena é a preparação do coração cristão para que Jesus nasça dentro de cada um. “São nove dias centrados nas atitudes de Maria e de José, pais de Jesus, para aprendermos como deve ser a nossa vida de acordo com a vontade de Deus. Entendemos que essa preparação é fundamental para todas as famílias vivenciarem o verdadeiro sentido do Natal”, acrescenta Thaisa.
Somente na primeira semana de novena, as duas redes sociais da paróquia (Facebook e YouTube) totalizaram 4.655 visualizações e 966 engajamentos. A produção audiovisual também atingiu o público de 13 Estados brasileiros: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, e além do Brasil, outros três países: Portugal, Estados Unidos e Inglaterra, nação constituinte do Reino Unido. 
A produção também contou com a direção espiritual do padre Rodrigo Gomes de Moreno, um cinegrafista/editor, um técnico de áudio e uma família responsável pelo canto. 

SERVIÇO
Os episódios são exibidos todas as segundas, terças e quintas-feiras nos canais do YouTube e Facebook da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (/igrejamaristela), e seguem até o dia 10 de dezembro, nono dia da novena. Eles entram no ar sempre às 20h15. Após a estreia dos episódios, eles ficam disponíveis no formato stream e qualquer pessoa pode acessá-los. Todos os episódios são legendados. A igreja também produziu um livreto disponível gratuitamente para todos por meio do WhatsApp (18) 99773-4719.


 

Publicidade

Veja também