Igreja Metodista completa 90 anos de atuação em Presidente Prudente

Tudo começou quando a família França desembarcou em Presidente Prudente em 1920, iniciando o primeiro núcleo de evangelização.

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 04/09/2013
Horário 09:49
 

No próximo sábado, dia 7, a Igreja Metodista completa 90 anos em Presidente Prudente. A história da igreja se confunde com a do próprio município, que comemora 96 anos de fundação no dia 14 de setembro. Para comemorar a data, a igreja preparou uma programação, que inclui cultos especiais em todos os domingos do mês e uma grande confraternização no dia 28 (sábado).

Jornal O Imparcial Igreja foi instalada oficialmente no município em 1923

O evento, denominado Confraternização Metodista, terá início às 19h, reunindo igrejas metodistas de 11 cidades da região: Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Álvares Machado, Presidente Prudente, Emilianópolis, Dracena, Pacaembu, Adamantina, Lucélia e Osvaldo Cruz.

A festa ocorre duas vezes por ano no oeste paulista. Esta edição será realizada na Igreja Metodista Central de Presidente Prudente, localizada na Avenida Cel. José Soares Marcondes, 1.140. A população pode participar.

 

A história

Tudo começou quando a família França desembarcou em Presidente Prudente em 1920, iniciando o primeiro núcleo de evangelização. Pouco tempo depois, a família Rosa se juntou aos França. O trabalho dos pioneiros resultou na fundação oficial da igreja, em 1923. Naquele mesmo ano, Presidente Prudente, que até então era um núcleo de colonização, alcançou o status de município e comarca.

Graças ao trabalho dos pioneiros, a Igreja Metodista foi a primeira igreja evangélica a se instalar oficialmente em Presidente Prudente. No plano institucional, a Metodista foi pioneira também entre as igrejas cristãs não-evangélicas. Embora a Igreja Católica Romana já estivesse presente em um templo em Presidente Prudente desde 1918, somente em 1925 o município alcançou a condição de paróquia, desmembrada de Conceição do Monte Alegre.

Atualmente, além do templo localizado na Avenida Coronel Marcondes, a igreja mantém duas congregações, no Jardim Novo Bongiovani e no Morada do Sol, onde também funciona o projeto social Proama, que inclui educação, qualificação para o trabalho e evangelismo.

"A Igreja Metodista de Presidente Prudente tem por missão ser uma comunidade missionária a serviço do povo. Cada membro é um ministro com o compromisso de tornar pessoas por ele acolhidas verdadeiros discípulos do Senhor Jesus Cristo", explica o pastor titular da igreja, reverendo Lindolfo de Oliveira Neto. Ainda conforme o pastor, são papéis da igreja: promover a fraternidade e disciplina cristã, além de proporcionar aos membros meios para alcançar uma experiência progressiva no desempenho do testemunho e do serviço no mundo.

 

O metodismo no mundo

O movimento metodista foi fundado há quase três séculos pelo clérigo anglicano John Wesley, na Inglaterra. Com a colonização da América do Norte, as práticas do metodismo foram levadas para as 13 colônias, que se tornariam os Estados Unidos da América. Já no Brasil, os primeiros missionários metodistas chegaram na década de 1860.

O movimento e, posteriormente, a Igreja Metodista em todo o mundo, valorizam especialmente o evangelismo e a educação, sendo esta última "necessária para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária", como define John Wesley.

Publicidade

Veja também