Importante para o corpo e a mente, crossfit ganha cada vez mais adeptos

De jovens cheios de gás a adultos sedentários, prática proporciona mudança de vida, como tem sido para o casal Kleber e Renata, que se supera a cada treino

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 08/07/2022
Horário 07:40
Foto: Cedida
Klebão e Renata, casal crossfiteiro do box Caverna: superação diária
Klebão e Renata, casal crossfiteiro do box Caverna: superação diária

Saúde do corpo e da mente. Mudança de hábitos. Mudança de vida. O crossfit é uma modalidade de prática de exercícios físicos que tem ganhado cada vez mais adeptos. De jovens cheios de gás a adultos sedentários. E um exemplo que chama atenção de todos no box de crossfit Caverna Centro de Treinamentos, localizado no Jardim São Sebastião, em Presidente Prudente, é o casal Kleber Fernando Vioto, 41 anos, auxiliar administrativo, o Klebão, e a vendedora Renata Soares Fama Vioto, 43 anos. A cumplicidade de 12 anos e sete meses de matrimônio os levou também para a prática de crossfit.
Renata conta que para ajudar o esposo, que precisava fazer algo para ajudar melhorar sua saúde, há três anos começaram a praticar o crossfit.
Mas, por conta da falta de coordenação, Renata confessa que no início quase desistiu. “Foi aí que o bicho pegou [gargalhada], pois, não tenho condenação motora e o ‘tico e teco’ não funcionavam nem a pau. Até chorar de raiva e vergonha eu chorei. Mas fui me apaixonado dia a dia e me desafiando. Hoje não sou nenhuma crossfiteira, mas tento [gargalhada]”, brinca Renata, que eliminou 12 kg (quilos). “A qualidade de vida é outra. Eu tinha muita dor de cabeça [enxaqueca] e me ajudou muito. Hoje é raro quando tenho uma crise. O crossfit virou minha paixão”, complementa ela.

“MINHA QUALIDADE DE VIDA MELHOROU MUITO. AMO TODOS OS DIAS DE TREINOS. ME DESAFIO TODOS OS DIAS. A CADA CORDA PULADA, A CADA SALTO NA CAIXA, A CADA BURPPE FEITO, A CADA QUILO LEVANTADO É SEMPRE UM MOTIVO A MAIS PRA VOLTAR”
Klebão

Klebão, que perdeu 22 kg, comenta que escolheu o crossfit pra poder desafiar a si mesmo na modalidade. Para ele, o principal desafio na hora dos treinos é o medo. Mas se superar todo dia é uma verdadeira conquista. “Minha qualidade de vida melhorou muito. Amo todos os dias de treinos. Me desafio todos os dias. A cada corda pulada, a cada salto na caixa, a cada burppe feito, a cada quilo levantado é sempre um motivo a mais pra voltar”, diz ele.

Crossfit e musculação: aliados e benéficos

Vitor Vomstein, educador físico e proprietário do box Caverna, expõe que as diferenças de um box de crossfit para uma academia de musculação estão na questão de aparelhagem. Ou seja, na academia trabalha-se em máquinas, aparelhos e os treinos são divididos em grupos musculares; no crossfit, o aparelho é o peso do próprio corpo, a máquina é o seu corpo e os exercícios são divididos por movimento. “Contudo, vale ressaltar que o cross aliado com a musculação tem vários benefícios, um complementa o outro e os resultados são positivos”, afirma o professor.
Conforme o educador, cada um com suas adaptações, sempre partindo do básico para o avançado, qualquer pessoa pode praticar o crossfit, desde o iniciante sedentário que nunca fez nada na vida até o atleta de alto rendimento. Dependendo da patologia é bom consultar um médico para que este prescreva as restrições necessárias.
“Um aluno iniciante não vai chegar pegando peso e já fazendo exercícios complexos. Ele vai começar com o ‘basicão’ de tudo. Vamos preparar o corpo dele, deixá-lo mais forte e aos poucos aumentando o grau de dificuldade e a sobrecarga de treino”, explica o educador físico. 

Corpo e mente saudáveis

Dentre os vários benefícios do crossfit, Vitor destaca o condicionamento físico, a coordenação motora, a parte de equilíbrio, além do emocional, do mental do praticante. Porque todos os dias é um treino, um desafio diferente. “E não esquecendo, que as aulas de cross são coletivas, então acaba que um incentiva o outro. Muitas pessoas chegam não se conhecem e acaba uma motivando a outra pra terminar o treino”, ressalta ele.
Para quem nunca frequentou um box de crossfit, mas quer começar, Vitão orienta que primeiramente busque um bom profissional. Procure saber se ele é atento, se realmente se preocupa com a execução dos movimentos, se ele cuida dos alunos durante a aula. 
“Se ele não tiver nem aí para o movimento, só põe peso, peso, e não utiliza das técnicas, procure outro profissional porque antes da quantidade vem a qualidade. Melhor um movimento bem feito, bem executado com pouca carga que trará benefício, a um mal feito com o risco de lesionar o aluno”, acentua Vitão.

EXERCÍCIOS MAIS COMUNS NO CROSS
- Burpee 
- Bar muscle up 
- Butterfly
- BOX Jump 
- Snatch 
- Clean
- Toes to bar 
- Pull Up

Cedida

Vitor Vomstein, proprietário do box Caverna, em competição

Publicidade

Veja também