Inaugurado em Prudente polo para capacitação e inclusão das PCDs

Polo de Empregabilidade Inclusiva oportuniza a inserção profissional de pessoas com deficiência,  funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-inclusão

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 18/03/2022
Horário 21:11
Foto: Caio Gervazoni
Cerimônia, na manhã desta sexta, no auditório da Fundação Inova, marcou inauguração do Polo de Empregabilidade Inclusiva em Prudente
Cerimônia, na manhã desta sexta, no auditório da Fundação Inova, marcou inauguração do Polo de Empregabilidade Inclusiva em Prudente

Uma cerimônia, na manhã desta sexta-feira, no auditório da Fundação Inova Prudente, marcou a inauguração do PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva) em Presidente Prudente. O polo está integrado ao programa estadual “Meu Emprego” e tem como objetivo promover a capacitação, inclusão e a permanência das PCDs (pessoas com deficiência) no mercado de trabalho.
De acordo a Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além da inserção profissional, os PEIs atuam com entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-inclusão. A titular da pasta, Célia Leão, conta a O Imparcial que o polo é um meio de oportunizar e direcionar vagas de trabalho às PCDs. “Se a gente quer fazer justiça na sociedade, temos que garantir oportunidades iguais. O programa irá qualificar a pessoa com deficiência de acordo com as necessidades e vontades dela. O polo tem a função de fazer a ponte entre a pessoa e o empregador”, detalha. 
O prefeito de Prudente, Ed Thomas (PSB), expressa que o PEI irá funcionar “em simetria” com as secretárias municipais junto à pasta estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. “E quem é que vai fazer isso? A Secretaria de Desenvolvimento Econômico com nosso balcão de empregos, a Secretaria de Assistência Social e a de Tecnologia junto com a Secretaria de Estado e o governo estadual para que todos estejam incluídos, mesmo aqueles que não tenham qualificação. A função será essa: qualificá-los e inserir no mercado de trabalho verdadeiramente”, pontua o chefe do Executivo prudentino. 
A gestora da Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente), Ana Paula Atayde Setti, expõe que a secretaria dará continuidade na captação de vagas no mercado de trabalho para as pessoas com deficiência, no entanto, enfatiza que o diferencial do PEI será a capacitação tanto das PCDs, quanto das empresas. “Além das secretarias, também teremos apoio do PAT [Posto de Atendimento ao Trabalhador]. [...] O polo trará este diferencial para que a pessoa com deficiência se adapte ao trabalho de acordo com a deficiência dela e, assim, o empregador percebe que o deficiente não é um peso e, sim, competente e útil à sociedade”. 
Sobre a junção das secretarias, a titular da pasta de Assistência Social, Clélia Tomazini, realça a participação da Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência, que faz parte da Secretaria de Assistência Social do município, no recebimento de currículos das PCDs. “Vai nos ajudar muito. Juntamente com a Sedepp, o PEI irá auxiliar, principalmente, no contato com as empresas que absorvem este tipo de trabalho [...] Esse polo vem na orientação, não só para a pessoa com deficiência com todo apoio e orientação, mas também para os empresários no sentido de compreender as limitações e potencialidades das PCDs para que o trabalho seja desenvolvido com eficiência”, indica a secretária. 

Falas durante a cerimônia

A cerimônia de inauguração do PEI contou com a participação e falas da secretária estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Célia Leão, diretor de Emprego, Trabalho e Renda do Governo do Estado de São Paulo da região de Presidente Prudente, Jota Júnior Marques Rosa, da secretária da pasta de Assistência Social, Clélia Tomazini, do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Salvador Cruz Neto, do promotor de Justiça da Coordenadoria Regional da Pessoa Idosa e Com Deficiência, Márcio Kuhne Prado Júnior, do prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (PSB), do presidente da Câmara Municipal, Demerson Dias (PSB), do vereador Douglas Kato (PTB) e da deputada federal Joice Hasselmann (União Brasil).
Hasselmann inclusive falou sobre sua vinda para a região de Prudente e sua participação no evento. “Tenho uma relação muito boa com o governo do Estado, com o prefeito Ed Thomas e eu não poderia deixar de estar aqui no momento em que se lança este polo do emprego para pessoas com deficiência. Esse empreendedorismo social é algo que ‘queima’ o meu coração. Acho que essa iniciativa tem que estar em todo Brasil”, expõe a deputada federal, a qual completa que veio parabenizar a primeira-dama, o prefeito e os membros das pastas estaduais pela inauguração do PEI. 

Publicidade

Veja também