Incêndio atinge local de treino

Atendendo 40 crianças, iniciativa vai em busca de novos tatames e um novo espaço

Esportes - IZABELLY FERNANDES

Data 02/12/2018
Horário 04:14
Cedida/Henrique Magalhães Ramos: Academia foi totalmente destruída, assim como equipamentos e tatames
Cedida/Henrique Magalhães Ramos: Academia foi totalmente destruída, assim como equipamentos e tatames

Na madrugada de quinta-feira, o fogo tomou conta de um sonho em Santo Anastácio. O Projeto Manjinha, da equipe Almeida JJ de Jiu Jitsu, foi consumido por um incêndio que destruiu tatames, equipamentos e a infraestrutura da academia. A iniciativa sem fins lucrativos existe há cinco anos e atende cerca de 40 crianças em situação de vulnerabilidade da cidade. Até o momento, a administração do projeto acredita que a causa possa ter sido acidental, mas aguarda um laudo do Corpo de Bombeiros para confirmar a hipótese.

Henrique Magalhaes Ramos, que é um dos idealizadores do projeto, acredita que o estrago possa ter sido provocado por um curto circuito em um ventilador. “Tudo isso foi durante a madrugada e quando chegamos lá pela manhã já estava tudo destruído.” O espaço utilizado era cedido por meio de doação de um dos colaboradores do projeto, e agora a Associação Anastaciana de Jiu Jitsu irá se reunir para discutir sobre as possibilidades de um novo local para abrigar os atletas.

O Projeto Manjinha de Jiu Jitsu surgiu através da união do professor Henrique com os alunos que treinavam na região de Santo Anastácio. “Eles me deram a ideia de desenvolver um projeto como este, que atendesse diversas crianças carentes da cidade e eu logo topei por desenvolver a proposta”, conta. Hoje, Henrique toma conta do projeto junto com dois jovens que um dia também foram seus alunos.

“A sensação de desanimo após um estrago como este, é natural, mas só no primeiro momento. As perdas foram mínimas em relação a tudo que já conseguimos conquistar, e agora basta correr atrás das soluções para reerguer o projeto”, conta. Ele fala que nesse momento, todo apoio é bem vindo, pois se trata de uma ajuda não para o projeto em si, mas sim de todas as crianças em situação de vulnerabilidade do município. “É gostoso poder ver essas crianças se desenvolvendo com bons referenciais e hoje em dia falta muito isso. Com o esporte e principalmente, com as artes marciais, é possível se evitar a marginalização, e quanto mais antes pudermos retornar com o projeto, mais crianças podemos atender”, reflete.

 

Solidariedade

Comovidos pelo acontecimento, a Associação Bushido de Judô de Presidente Prudente doou uma Smart TV de 32 polegadas, para que o projeto Manjinha possa adquirir recursos para compras de novos equipamentos e tatames. “Com essa TV vamos fazer uma rifa para arrecadar fundo para comprar o que foi destruído. Vamos analisar a melhor maneira de efetuar essa campanha, para que o dinheiro possa ser bem aproveitado”, explica Henrique. Ele fala que provavelmente na semana que vem, as rifas começarão ser vendidas. Além disso, o idealizador prevê que no início do próximo ano, o projeto irá começar a ser reerguido.


 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também