"Individualismo” atrapalha trânsito de PP

“Hoje está difícil até trafegar pelas calçadas no perímetro central da cidade, já que a maioria das guias está rebaixada para entrada e saída de automóveis", pontua Silva.

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 16/10/2014
Horário 12:56
Além dos motoristas, o trânsito também é formado por pedestres. Em Presidente Prudente, trabalhos de conscientização que enfatizam a necessidade de respeito entre ambos são realizados pela administração municipal com frequência, no entanto, os transeuntes entrevistados pela reportagem consideram que os condutores "abusam do individualismo", e reconhecem que o mesmo ocorre com os pedestres, o que pode aumentar os casos de acidente.

Jornal O Imparcial Pedestres e veículo "disputam" faixa no centro de Prudente

Para a publicitária Fernanda Spinosa, "são raras as vezes em que ocorre o respeito mútuo entre pedestre e motorista". Ela enfatiza que a consciência precisa ser geral, visto que a educação no trânsito é fundamental para o bom desempenho do tráfego urbano. Atropelamentos, desrespeito às sinalizações, entre outros assuntos que são veiculados diariamente na mídia, mostram essa realidade. Porém, o pedestre está à mercê dos espaços direcionados exclusivamente a eles: faixas de pedestres e semáforos de onda verde autorizando a passagem. A jornalista Névelyn Aniely da Silva considera o trânsito prudentino "caótico". Para ela, "os pedestres são os mais frágeis no trânsito, porém, a culpa das inúmeras infrações não é exclusiva dos condutores".

"Hoje está difícil até trafegar pelas calçadas no perímetro central da cidade, já que a maioria das guias está rebaixada para entrada e saída de automóveis", pontua Silva.

Já a funcionária pública municipal, Luzinete Pereira dos Santos Costa, acredita que as pessoas não respeitam os sinais, sendo necessária maior conscientização por parte dos motoristas e dos pedestres. "As pessoas não respeitam os sinais. É preciso colocar em prática a direção defensiva, pois, assim, evita a ocorrência de acidentes constantes. Acredito que é preciso conscientização para que ocorra sintonia entre motorista e pedestre".

 

Ações


O secretário da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Oswaldo de Oliveira Bosquet, salienta que a preocupação com o pedestre é extrema. Para isso, a pasta desenvolve inúmeras ações nas escolas municipais, estaduais e até mesmo particulares para conscientizar os futuros motoristas, bem como manter uma postura correta, enquanto pedestre, no trânsito. Bosquet relembra que a Semana do Trânsito, desenvolvida no último mês em Prudente, foi totalmente voltada aos transeuntes. "O pedestre é prioridade na mobilidade urbana, pois é preciso que ele também exerça uma educação no trânsito", argumenta o secretário.
Publicidade

Veja também