Inédito ou incomum

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 15/11/2022
Horário 04:37

Tudo indica que seja algo inédito, mas com certeza é, no mínimo, algo incomum: o deputado estadual eleito Mário Motta (PSD) abre processo seletivo para a contratação de assessores, visando montar uma equipe técnica.

GABINETE E ESCRITÓRIO
São profissionais que atuarão em seu gabinete na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, e no seu escritório em Lajes, no interior de Santa Catarina. Ingressante na política, foi eleito com mais de 56 mil votos.

HOMENAGEM EM TUPÃ
O repórter do Plantão encontrou com Mário Motta no final de semana na cidade de Tupã, onde foi homenageado no 5º Encontro dos Amigos do Rádio, TV e Imprensa Brasileira. Um jornalista com mais de 50 anos de carreira.

DECISÕES DIFERENTES
Após passar os últimos 35 anos apresentando o telejornal da hora do almoço da NSC, emissora afiliada Globo, se aposentou, resolveu ingressar na política e tomou decisões diferentes das convencionais. 

SEM DINHEIRO PÚBLICO
Uma das primeiras foi não usar dinheiro público do Fundo Eleitoral. A outra a de não amarrar qualquer compromisso em troca de cargos, de tal forma que se vê livre de amarras para formar a sua equipe de trabalho.

PASSOU POR PRUDENTE
Mário Motta foi palhaço no circo Motinha, que era dos seus pais, e com ele percorreu mais de 300 cidades paulistas, com três passagens por Presidente Prudente. Tudo isso até concluir o ensino fundamental.

INÍCIO DA CARREIRA
Quando seu pai decidiu parar com o circo, para os filhos continuarem os estudos sem ficar mudando de escola até 18 vezes por ano, escolheu a cidade de Tupã. Foi lá que Mário Motta começou o trabalhar no rádio e formou-se em educação física.

PRIMEIRA TURMA
Foi da primeira turma do curso de educadores físicos, da qual também fez parte o jornalista Laerte Silva, repórter policial há 55 anos da Rádio Comercial de Presidente Prudente, onde aos domingos apresenta programa sertanejo raiz.

GENTE DE PRUDENTE
Dentre as relações com pessoas de Prudente, Mário Motta comentou sobre o seu apreço a dois profissionais jornalistas prudentinos: o cronista esportivo Renato Semensati e a apresentadora de telejornal Carla Moreno.

BOAS RELAÇÕES
Renato, filho do também cronista esportivo, conhece de sua atuação há vários anos em Santa Catarina.  Carla conhece pelas relações de apresentadores de telejornais de emissoras que integram a Rede Globo de Televisão.

VIDA E CARREIRA
Mário Motta acaba de lançar o livro “do picadeiro do circo ao Jornal Nacional – um legado de vida e carreira”, publicado pela Editora Insular. São 296 páginas de sua história com textos e imagens. O livro é prefaciado pelo Dr. Augusto Cury.  

DATA COMEMORATIVA
No rodízio de apresentadores durante as comemorações dos 50 anos do Jornal Nacional, em 2019, ele foi um dos contemplados com essa honraria. Daí a inclusão do nome do noticioso no título do seu livro.

Publicidade

Veja também