Inep divulga notas do Enem

Participantes, a depender do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, poderão angariar vagas em universidades públicas (Sisu), ou privadas (Prouni e Fies)

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 17/01/2020
Horário 06:19
Isadora Crivelli - Tábata quer ser enfermeira ou fisioterapeuta, bons resultados no Enem são necessários
Isadora Crivelli - Tábata quer ser enfermeira ou fisioterapeuta, bons resultados no Enem são necessários

Hoje, o Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga a nota que os participantes obtiveram na Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019. Na região de Presidente Prudente, entre os treineiros e os que angariam vagas em instituições públicas ou planos de financiamento em privadas, 17.927 pessoas aguardam seus resultados, de acordo com o próprio Inep.

O acesso às notas, divididas em áreas do conhecimento e a sempre esperada redação, são disponibilizadas no site do Inep, na página do participante, onde precisará informar CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha, também é possível acessar as notas no aplicativo do Enem.

A “Agência Brasil” informa passo a passo para o participante que tenha esquecido a senha de seu cadastro. Ela pode ser recuperada no próprio site. “Caso não se lembre da senha, basta clicar no link ‘Esqueci minha senha’, que está logo abaixo do campo de preenchimento. O sistema vai, então, pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição. Caso a opção seja por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Se não encontrar, o Inep orienta a verificar a caixa de spam”.

Há ainda a chance do participante não possuir mais o e-mail cadastrado no momento da inscrição, nesse caso “deverá responder às perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail. O Inep irá, então, enviar a senha para o novo e-mail, e o participante poderá acessar as notas no exame”, expõe a agência.

EXPECTATIVAS

ESTÃO ALTAS

A atendente de lanchonete, Tábata Thalia Salvador, 19 anos, sonha fazer Enfermagem ou Fisioterapia. Para isso ela prestou o Enem 2019, com pretensão de alcançar uma nota que a possibilite ingressar em uma faculdade pública ou conseguir fazer parte de algum programa social. Ela está ansiosa e não esconde o frio na barriga. “Amanhã [hoje] é decisivo para mim, para saber se vou conseguir cursar ou vou precisar tentar outra vez nesse ano”, afirma.

A estudante Andressa Vieira Rocha, 16 anos, diferente de Tábata, não tem a prova como algo decisivo, já que fez como treineira. Ela espera as notas para testar seu preparo durante o 1º ano do ensino médio. Agora, prestes a iniciar seu penúltimo ano na vida escolar, já prepara o futuro, quer ser médica, e para isso vê o Enem como fundamental, e os treinos precisam ser bem sucedidos.

SISU, PROUNI E FIES

Sisu (Sistema de Seleção Unificada)

O estudante que participou do Enem de 2019 e quer tentar uma vaga em instituições de ensino superior públicas pode realizar a inscrição no Sisu no primeiro semestre de 2020. Para concorrer a uma vaga pelo programa, é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do Enem.

Inscrições: de 21 a 24 de janeiro;

Divulgação dos resultados: 28 de janeiro;

Matrícula: até 4 de fevereiro;

Lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;

Lista de espera: até 4 de fevereiro.

Prouni (Programa Universidade Para Todos)

O estudante que deseja ingressar em instituições privadas de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%) por meio do Prouni. Para participar, o estudante deve ter obtido média de, pelo menos, 450 pontos e não ter zerado a redação no Enem.

Inscrições: 28 a 31 de janeiro;

Primeira chamada: 4 de fevereiro;

Comprovação das informações (1ª chamada): 4 a 11 de fevereiro;

Registro no SisProuni (1ª chamada): 4 a 14 de fevereiro;

Segunda chamada: 18 de fevereiro;

Comprovação das informações (2ª chamada): 18 a 28 de fevereiro;

Registro no SisProuni (2ª chamada): 18 de fevereiro a 3 de março.

Fies (Programa de Financiamento Estudantil)

O estudante também pode concorrer a uma vaga no ensino superior pelo Fies. O programa está dividido em duas modalidades: juros zero a quem mais precisa (renda familiar de até três salários mínimos por pessoa); e escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Inscrições: 5 a 12 de fevereiro;

Divulgação dos resultados: 26 de fevereiro;

Seleção pelos candidatos pré-selecionados: 27 de fevereiro até 2 de março;

Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até 31 de março.

Publicidade

Veja também