Infinitas possibilidades!

OPINIÃO - Rosana Borges Gonçalves

Data 05/11/2022
Horário 05:00

Imaginemos se na vida todos nós fôssemos iguais. Os mesmos hábitos, as mesmas ideias, gostos, manias ou os mesmos defeitos. Um mundo unilateral sem controvérsias, sem contestações, sem opiniões. Uma ciência sem descobertas diversificadas. Filósofos deprimidos e a evolução humana taxada apenas pelos anos que a pessoa viveu. 
Estamos num momento delicado, onde o confronto de ideais, pensamentos, religiosidade e política deixa uma certa intolerância no ar. Pessoas agridem e são agredidas por tentarem expor seus pontos de vista, sem levarem em conta a grandiosidade que se tem, quando debatemos pensamentos diferentes. Estes, servem para enaltecer a discussão, desde que seja com respeito e cordialidade.
Na Grécia Antiga, a “Ágora” era o nome que se dava às praças públicas. Nestas praças ocorriam reuniões em que os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis). Os cidadãos votavam e decidiam através do voto direto. Também era um espaço público de debates para os cidadãos gregos. Segundo o site “tudo sobre Atenas”, atuando como coração da cidade, na Ágora antiga aconteciam tanto reuniões e debates políticos como eleições, celebrações religiosas, atividades mercantis, atuações teatrais ou competições atléticas.
Como se vê, desde a mais tenra idade, discussões enaltecem o homem, tornando um ser social, cognoscente e reconhecedor da importância em se contribuir com novos pensamentos. 
Lembre-se que o poder de conquistar qualquer coisa vem de você: sua prosperidade e sua felicidade. Opiniões diferentes das suas não existem apenas para agredi-lo, e sim para o fazer enxergar mais longe! Que possamos entender que, também se aprende com as adversidades. Obstáculos foram feitos para serem superados. Isso é evolução!
Diante de tudo isso, quão importante é externalizar as nossas ideias e saber ouvir o outro quando for preciso. Que as diferenças de pensamentos sejam como pontes e não muros, onde cada um só vê aquilo que quer, perdendo a oportunidade de ter em sua frente um horizonte, um mundo repleto de infinitas possibilidades!

 

Publicidade

Veja também